Um dos principais alimentos da humanidade desde os primórdios se tornou uma fonte de renda e empreendedorismo nos dias de hoje, figurando entre os produtos mais consumidos em todo o mundo. Porém, se por um lado o pão se perpetuou pela tradição, saiba que, por outro, evoluiu na composição e se apresenta de formas elaboradas, atendendo a um mercado cada vez mais exigente e saudável.
Apresentar um produto final de qualidade ao consumidor é, atualmente, um desafio para a panificação, e isso em todo o globo. Desde a escolha dos ingredientes até a forma de conservação, passando é claro pelo preparo e pelo momento de assar, há uma gama de aspectos que devem ser observados para um bom resultado em uma receita específica. Dentre eles, está um item de total importância, que chama a atenção de todo cliente, e isso antes mesmo do sabor — a maciez.
Desejada por muitos como um sonho inatingível, a tão apreciada resiliência vai muito além da suavidade no toque. Há um consenso coletivo de que a textura ideal deve ser à prova de quebras, farelos ou trincas superficiais. Não basta apenas encontrar um ponto hoje, é necessário também alcançar um padrão de qualidade, que fidelizará um número cada vez maior de clientes à marca x ou y. Impossível? Não mais. Após uma rigorosa sessão de testes e pesquisas, foi desenvolvido no estado de Minas Gerais um novo produto que, conforme utilização em diversas empresas do setor, provou estar à altura das atuais exigências de mercado.
Denominado como “Autès” por seus idealizadores, esse ingrediente pode ser descrito como um concentrado de enzimas e massa madre para massa doce, semidoce e massa rica. Até o momento, já foram comprovadas nos produtos cocriados com ele qualidades como uma maior vida longa, leveza e maciez. Visualmente, o efeito “esponja” tem atraído os consumidores, porém, a textura e o sabor também se destacaram nas demonstrações realizadas até o momento, indo além das expectativas iniciais.
De acordo com a empresa executora do projeto, a Riconi Alimentos, essa tecnologia já está disponível no mercado, agregando qualidade aos pães sem impactar negativamente na porcentagem de lucro. Assinado por Márcio Rodrigues, presidente do ITPC (Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria), o blend é a nova aposta da panificação e vem conquistando seu posto no mercado.
Assita ao vídeo e veja a demonstração:
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