Não importa o porte do negócio, o objetivo é sempre o mesmo: crescimento. Só que, quando se trata de empreendedores de primeira viagem, a vontade de fazer a empresa funcionar é ainda maior - assim como as dúvidas. É por isso que, neste artigo, iremos contar o que pequenos negócios de sucesso têm em comum.
O que pequenos negócios de sucesso têm em comum?
É verdade que cada negócio é único. Cada empresa tem acesso variáveis específicas que impactam em sua realidade. Mas quando se trata de pequenos negócios de sucesso existe sempre um grupo de características em comum, que são:
Abaixo, falaremos um pouco mais sobre cada uma delas.
1. Planejamento
Normalmente, empresários de pequenos negócios tendem a ignorar o planejamento por acreditar que ele é necessário apenas em grandes empresas. Esse é um grande erro.
Todo pequeno negócio de sucesso tem um plano de negócios consistente. Nada de crescimento desordenado - toda ação é pensada e todo desafio/problema já é previsto antes de acontecer.
Por isso, o primeiro passo para fazer seu negócio crescer é planejar seu crescimento. Colocar tudo no papel e deixar formalizado em um documento para consulta posterior.
2. Investimento em inovação
Um dos maiores diferenciais entre pequenos negócios de sucesso e pequenas empresas comuns do mercado está no investimento em inovação. Atualmente, as coisas mudam de maneira muito rápida e as empresas que se destacam são aquelas que estão sempre por dentro das mudanças.
O caminho para sucesso está em investir na atualização/capacitação da sua equipe e também nas novas ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado. Esse investimento pode até ter ser alto, mas trará retorno garantido para o seu empreendimento.
3. Uso de ferramentas de apoio à gestão
Pequenos negócios de sucesso pensam grande. Isso faz com que sua gestão seja tão assertiva, organizada e clara quanto a de grandes empresas. Por esse motivo, eles utilizam softwares de apoio à gestão e fazem da tecnologia uma grande aliada na otimização de resultados.
ERPs, CRMs e outras ferramentas têm que fazer parte da infraestrutura do seu negócio se você espera que ele cresça de maneira ordenada e ágil. Não tenha medo de investir nesses softwares, mas sempre pesquise para encontrar a melhor opção para o seu negócio.
4. Apoio à equipe
Mais do que investir na capacitação de sua equipe, você tem que acreditar nela. Delegue responsabilidades, divida tarefas e seja mais do que um chefe para sua equipe, seja um líder. Esteja sempre ao lado do seu time para ajudar no que for necessário.
Aprenda a dar feedbacks, tanto ruins quanto bons. Nos feedbacks negativos tome cuidado para não ser desmotivador e não caia no erro de deixar de elogiar os acertos de cada membro do time.
Investir em sua equipe e confiar nela também irá diminuir o índice de turn over entre os seus funcionários e colaborar para um ambiente mais agradável de trabalhar.
5. Valorização dos clientes
Valorize seus clientes. Busque sempre oferecer não apenas bons produtos, mas bons atendimentos. É muito mais fácil revender para alguém que já é seu cliente do que conquistar um novo.
Crie estratégias de relacionamento com o cliente e oriente seus vendedores na maneira de atendê-los. Você só tem a ganhar ao levar sua clientela em conta para o crescimento da sua empresa.
6. Pontos de controle de qualidade
Para aferir o que está funcionando ou não na empresa, pequenos negócios de sucesso optam pela definição de pontos de controle de qualidade. Os pontos de controle são uma ferramenta que serve justamente para analisar se gaps estão ocorrendo em alguma etapa do processo e, assim, impedir que eles continuem a acontecer.
Conclusão
Basicamente, o que pequenos negócios de sucesso têm em comum são essas 6 características. É claro que, como falamos acima, cada empresa pode ter mais especificidades de acordo com o contexto/segmento em que está inserida.
Para se ter um pequeno negócio de sucesso o que é realmente importante é pensar em sua empresa com seriedade e saber gerenciá-la como se administra uma grande empresa. Feito isso, o crescimento vem em consequência.
Não importa o porte do negócio, o objetivo é sempre o mesmo: crescimento. Só que, quando se trata de empreendedores de primeira viagem, a vontade de fazer a empresa funcionar é ainda maior - assim como as dúvidas. É por isso que, neste artigo, iremos contar o que pequenos negócios de sucesso têm em comum.
O que pequenos negócios de sucesso têm em comum?
É verdade que cada negócio é único. Cada empresa tem acesso variáveis específicas que impactam em sua realidade. Mas quando se trata de pequenos negócios de sucesso existe sempre um grupo de características em comum, que são:
Abaixo, falaremos um pouco mais sobre cada uma delas.
1. Planejamento
Normalmente, empresários de pequenos negócios tendem a ignorar o planejamento por acreditar que ele é necessário apenas em grandes empresas. Esse é um grande erro.
Todo pequeno negócio de sucesso tem um plano de negócios consistente. Nada de crescimento desordenado - toda ação é pensada e todo desafio/problema já é previsto antes de acontecer.
Por isso, o primeiro passo para fazer seu negócio crescer é planejar seu crescimento. Colocar tudo no papel e deixar formalizado em um documento para consulta posterior.
Neste artigo, ensinamos o passo a passo da elaboração de um plano de negócios consistente: "Como fazer um plano de negócios: o guia definitivo".
2. Investimento em inovação
Um dos maiores diferenciais entre pequenos negócios de sucesso e pequenas empresas comuns do mercado está no investimento em inovação. Atualmente, as coisas mudam de maneira muito rápida e as empresas que se destacam são aquelas que estão sempre por dentro das mudanças.
O caminho para sucesso está em investir na atualização/capacitação da sua equipe e também nas novas ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado. Esse investimento pode até ter ser alto, mas trará retorno garantido para o seu empreendimento.
3. Uso de ferramentas de apoio à gestão
Pequenos negócios de sucesso pensam grande. Isso faz com que sua gestão seja tão assertiva, organizada e clara quanto a de grandes empresas. Por esse motivo, eles utilizam softwares de apoio à gestão e fazem da tecnologia uma grande aliada na otimização de resultados.
ERPs, CRMs e outras ferramentas têm que fazer parte da infraestrutura do seu negócio se você espera que ele cresça de maneira ordenada e ágil. Não tenha medo de investir nesses softwares, mas sempre pesquise para encontrar a melhor opção para o seu negócio.
4. Apoio à equipe
Mais do que investir na capacitação de sua equipe, você tem que acreditar nela. Delegue responsabilidades, divida tarefas e seja mais do que um chefe para sua equipe, seja um líder. Esteja sempre ao lado do seu time para ajudar no que for necessário.
Aprenda a dar feedbacks, tanto ruins quanto bons. Nos feedbacks negativos tome cuidado para não ser desmotivador e não caia no erro de deixar de elogiar os acertos de cada membro do time.
Investir em sua equipe e confiar nela também irá diminuir o índice de turn over entre os seus funcionários e colaborar para um ambiente mais agradável de trabalhar.
5. Valorização dos clientes
Valorize seus clientes. Busque sempre oferecer não apenas bons produtos, mas bons atendimentos. É muito mais fácil revender para alguém que já é seu cliente do que conquistar um novo.
Crie estratégias de relacionamento com o cliente e oriente seus vendedores na maneira de atendê-los. Você só tem a ganhar ao levar sua clientela em conta para o crescimento da sua empresa.
6. Pontos de controle de qualidade
Para aferir o que está funcionando ou não na empresa, pequenos negócios de sucesso optam pela definição de pontos de controle de qualidade. Os pontos de controle são uma ferramenta que serve justamente para analisar se gaps estão ocorrendo em alguma etapa do processo e, assim, impedir que eles continuem a acontecer.
Conclusão
Basicamente, o que pequenos negócios de sucesso têm em comum são essas 6 características. É claro que, como falamos acima, cada empresa pode ter mais especificidades de acordo com o contexto/segmento em que está inserida.
Para se ter um pequeno negócio de sucesso o que é realmente importante é pensar em sua empresa com seriedade e saber gerenciá-la como se administra uma grande empresa. Feito isso, o crescimento vem em consequência.
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