Como saber se uma empresa está crescendo? Como saber que o setor de produção da panificadora está mantendo a loja devidamente abastecida? Como saber que a mão de obra empregada está atendendo as necessidades do negócio? A quantificação de resultados e processos é uma necessidade fundamental para qualquer empreendimento. Esses dados também permitem a elaboração de um plano de metas bem definido, um marco para a organização em todos os seus aspectos.
O desenvolvimento de um plano de metas precisa seguir determinadas orientações para que ele possa ser um panorama real. As metas estabelecidas precisam ser mensuráveis, com parâmetros e critérios muito bem definidos para sua avaliação e monitoramento, específica, não podendo conflitar entre si, sendo consistente e clara. É preciso também que seja alcançada dentro de um tempo estabelecido e adequado para sua realização e alcançável. As metas podem ser ambiciosas, mas necessitam de ser atingíveis por todos envolvidos.
Este referencial estabelecido permite aos colaboradores e ao empreendedor terem consciência do resultado esperado desejado pela atuação de cada setor da organização. Ele é o ponto de partida para entender onde estão os gargalos, buscar soluções para resolver os problemas e criar um novo panorama positivo. Essas informações servem de base para comparação e permitem ao empreendedor se certificar do que realmente vem acontecendo, sem oferecer espaço para achismos ou intuições.
Nesse sentido um painel de controle e monitoramento pode ser interessante. Da mesma forma que as metas são quantificadas de forma bem definida, seu acompanhamento precisa acontecer de forma similar. Quando existe esse tipo de mecanismo a empresa consegue promover soluções para acelerar a meta proposta ou entender as razões que dificultam sua aplicação prática. Havendo algum tipo de problema ou dificuldade cabe ao empreendedor buscar algum tipo de solução para a questão.
Ao estabelecer as metas o líder muitas vezes não leva em conta a capacidade e experiência das suas equipes profissionais. É preciso manter espaço, principalmente, no início da realização deste desenvolvimento para adequar os objetivos propostos diante do desempenho dos colaboradores de forma que isso também não gere impactos para a instituição.
Finalizado o período estabelecido para execução de determinadas ações dentro da panificadora, o gestor precisa reunir todas as tarefas monitoradas e promover um fechamento da atividade. Quais foram cumpridas com louvou e quais não atingiram o resultado proposto? Por qual razão isso aconteceu? É o momento de analisar os indicadores do negócio para a elaboração de um novo plano de metas, desta vez ainda mais assertivo usando a experiência anterior como definidor.
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