A competitividade do mercado de cafeterias, no contexto do aumento do consumo mundial de café, tem motivado empresas do setor a buscarem cada vez mais melhoria da qualidade do café, assim como estratégias capazes de atrair, manter e fidelizar a clientela.
Nesse contexto, para agir em sintonia com essas tendências, cafeterias estão utilizando tecnologias digitais, como aplicativos que facilitam o pedido e o pagamento, além de algoritmos capazes de decifrar as preferências do consumidor.
Como exemplo do emprego de tecnologias digitais, uma rede norte-americana de cafeterias, que atua em nível mundial, está utilizando algoritmos para identificar com antecedência as preferências de seus clientes.
Com isso, a empresa planeja lançar um programa que fornecerá sugestões de consumo à clientela, por meio de estudo dos hábitos de consumo dos clientes em dias úteis e fins de semana, além da influência das condições climáticas e outras informações pessoais que interferem no consumo.
Com essa novidade a empresa objetiva atrair clientes que estão próximos de suas unidades franqueadas, por meio de notificações do aplicativo e, dessa forma, pretende motivar a clientela a realizar pedidos via mensagem de texto, antes mesmo de chegar aos pontos de venda.
Outra grande empresa de cafeterias, de origem britânica, também lançou uma nova tecnologia do mundo digital que oferece à clientela funções de pagamento e fidelização para quem utilizar o serviço virtual. Esse aplicativo permite que os clientes fidelizados realizem pagamentos apenas com o deslizar dos dedos na tela dos smartphones, sem burocracia.
Quanto a indústria, o Foodnews ressaltou o aumento da competição no mercado de café em cápsulas, o qual cresceu exponencialmente nos últimos cinco anos e atinge uma fase de consolidação com o aumento expressivo de empresas concorrentes no setor.
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