Você montou sua empresa, possui um novo produto ou serviço, mas ainda não sabe qual o valor adequado a cobrar? Ou talvez pense que um bom preço pode ser definido com base em suposições ou achismos, sem um critério claro e justo. Saiba que a formação de preço de um produto ou serviço deve ser boa para seu negócio e para os clientes.
O cálculo da formação de preço de um produto ou serviço deve considerar o investimento realizado para criar e/ou oferecer a mercadoria ou para que o serviço seja executado. Neste artigo do Sebrae sobre preço de venda de um produto ou serviço é possível ver alguns aspectos que devem ser avaliados nesse processo. Dentre os fatores levados em conta estão os custos de produção, salários de funcionários, enfim, despesas fixas e variáveis, e o lucro que se espera alcançar. O que a concorrência pratica em termos de valores também deve ser observado.
Mas lembre-se: ainda que os custos sejam muitos, é importante que o valor final apresentado aos seus clientes não seja abusivo. A formação de preço deve cobrir seu investimento, mas também ser justa para o público-alvo. Por isso, a necessidade de conhecer a concorrência e a realidade da população na qual seu negócio está inserido, pensando que poderá oferecer descontos caso os clientes peçam.
Enquanto na formação de preço de um serviço o custo com salário de funcionários, por exemplo, será uma das bases para determinar o valor final, ao definir o preço de um produto o que irá pesar sobre o investimento serão os custos da sua produção ou aquisição, associados a eventuais pagamentos de funcionários responsáveis por produzi-lo e por vendê-lo, seja diretamente ao consumidor ou a revendedores.
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