Donos de micro e pequenas empresas, produtores rurais e Microempreendedore Individuais (MEI) podem acessar gratuitamente mais de 300 normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e garantir um diferencial nos mercados onde atuam. Esse é um dos resultados que se destacam na parceria entre o Sebrae e a ABNT.
Além das opções gratuitas, há um subsídio de aproximadamente 70% dos valores cobrados para acesso a mais 8,5 mil normas técnicas. A estratégia visa estimular o uso da normalização como um diferencial competitivo aos pequenos negócios.
A diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, destacou que as barreiras técnicas têm sido amplamente utilizadas principalmente pelos países desenvolvidos para proteger e garantir mercado aos seus produtos e serviços. Segundo ela, essa tendência mundial é mais eficiente do que as barreiras tarifárias e aquelas baseadas em segurança, saúde e preservação do meio ambiente. "É preciso fazer com que a normalização seja inserida no Brasil e no universo dos pequenos negócios. A excelência passa necessariamente pelo uso das normas técnicas."
Segundo o diretor de Relações Externas da ABNT, Carlos Santos Amorim Junior, os empresários podem participar da elaboração de novas normas. "Cabe ao pequeno negócio a indicação, pois vamos construir isso conjuntamente. Norma técnica não é só para as grandes empresas e faz toda a diferença para o acesso ao mercado. É possível, viável e real.”
Para acessar as normas técnicas gratuitas ou com desconto basta que o empreendedor entre na página http://abntcatalogo.com.br/sebrae/ e cadastre o seu CNPJ.
|