O tradicional salame é queridinho em padarias, pizzarias e diversos outros estabelecimentos. Elaborado com carnes nobres, o salame combina com muitos pratos, desde sanduíches a aperitivos.
A origem desse produto é italiana, sendo associado aos camponeses locais. É um item processado que costuma durar por longos períodos: até um ano após ser fabricado. O salame também tem técnicas de produção demoradas, com tempo de cura e maturação, que interferem no valor.
O salame costuma ter um alto valor agregado, sendo essencial para diversos varejistas. As vantagens para o food service são grandes: exemplo disso é a produção de salames especiais para fatiamento, com calibre menor. Essa diferenciação pode ser essencial para diminuir o desperdício dentro do estabelecimento.
Tipos
O tipo de salame mais pedido entre os oferecidos pela Seara é o salame italiano, o tipo mais tradicional, com cortes suínos nobres e especiarias. Outro tipo de salame oferecido é o milano, com cubinhos menores de gordura e sabor mais suave. Já o hamburguês tem pimentas visíveis e sabor mais apimentado. Por último, há o salaminho, uma espécie defumada e desenvolvida especialmente aqui no Brasil. Esse tipo de salame costuma ser muita utilizado em pizzarias.
Pesquisas
Outra empresa que produz salames é a Aurora, que decidiu investir nesse produto depois de várias pesquisas na área. Todos os dados mostram a oportunidade que é investir nesse item.
De acordo com Ricardo Marques, gerente de marketing na Aurora, o salame faz com que a empresa tenha um reconhecimento da qualidade nessa área. “É um produto que gera exposição de marca, pela sua qualidade e satisfação do consumidor”, salienta. De acordo com Marques, o salame costuma ser muito procurado por estabelecimentos de autosserviço, atacado e padarias. Ele afirma que sua produção é mais elaborada. “O salame atende aos consumidores que apreciam frios mais elaborados para ocasiões de consumo como tábuas, petiscos e sanduíches”, explica.
O salame Aurora costuma ser bem pedido pelos estabelecimentos de food service, podendo ser comprado em caixas de 5 kg e 10 kg, com embalagens individuais. Marques explica que a Aurora oferece duas opções do produto, ideais para o uso dentro desses estabelecimentos. “O Salame Aurora é preparado com carnes nobres, é um produto com bom rendimento, fatiamento e temos 2 opções de produto (tradicional e fino). Temos opções de pesos que se adequam aos diferentes canais. Entre as opções de cardápio, sugerimos utilizar em coquetéis, tábuas, aperitivos, sanduíches, tortas e pizzas”, explica.
Opções
A Sadia, marca de produtos alimentícios da BRF, também oferece três tipos de salames ideais para o consumo: italiano, salaminho e hamburguês. Além da opção em peças, a empresa também possui opções fatiadas, ideais para um uso mais prático. Além dos produtos tradicionais, a Sadia também lançou um snack feito totalmente com salame: o salamitos. Sem necessidade de ser refrigerado, o salamitos vem totalmente pronto para ser degustado. Para lançar o produto, a Sadia apostou em uma campanha de TV, focada na cultura pop.
“Nossa expertise em proteínas foi determinante para lançarmos uma excelente opção de snack entre refeições. Principalmente, uma vez que o produto possui alto valor proteico, ajudando a saciar a fome por mais tempo”, afirma Bernardo Abrantes, gerente de marketing da BRF responsável pela categoria de frios e salames da Sadia.
De acordo com análises do setor, 29% dos brasileiros já consomem esse tipo de produto quando estão em movimento (“on the go”). “Além do valor nutricional inerente à proteína, Salamitos não precisa de refrigeração. É possível levá-lo a qualquer lugar, matando a fome no trabalho ou na escola, por exemplo”, explica Abrantes.
O produto chegou às gôndulas de supermercados em dezembro do ano passado, em packs de 36gr e potes de 120gr. O Salamitos mostra um posicionamento mais divertido por parte da Sadia, que investiu em propagandas e embalagens diferenciadas. “Salamitos inova ao trazer um produto fun, autêntico e com sabor de verdade, ressaltando os atributos importantes da marca”, pontua André Lopes, gerente de marketing para a marca Sadia.
Artesanal
A salame Andaluz é um produto artesanal, feito no sul da Espanha, com carnes nobres selecionadas. No Brasil, esse produto é importado e comercializado pela AllFood, empresa pioneira em distribuir diferentes alimentos finos para o Brasil.
O salame Andaluz Casa Branda tem uma coloração avermelhada, com carne suína magra e uma pequena porção de bacon em sua receita. Durante a produção desse embutido, os ingredientes ficam expostos em um ambiente natural, com luz e temperatura controladas. O tempo de maturação e secagem costuma variar em torno de 60 dias, deixando o salame com um sabor único.
No país onde esse produto é fabricado, na Espanha, muitos pratos possuem o salame Andaluz, como sopas, guisados, sanduíches e refogados. No Brasil, o salame costuma ser consumido como petisco ou em sopas e lentilhas. Além disso, o produto harmoniza muito bem com vinhos não tão fortes. A Allfood distribui o salame para supermercados e empórios, além de o produto poder ser encontrado também na loja virtual.
De acordo com Luciano Almendary, presidente da Allfood, o salame oferecido para o food service não tem nenhuma alteração em relação ao produto oferecido para o varejo, em termos de sabor. Eventualmente, esse produto recebe uma embalagem maior. Luciano conta que o mercado de produtos espanhóis tem grande renome na área de frios. “A Espanha é muito reputada na área de presuntos e embutidos em geral. Inclusive com duas tipologias: embutidos e presuntos de porco branco (mais habitual) e os mesmos produtos de porco preto, denominado ibérico”, explica.
Segundo o presidente, o salame tem muito boa aceitação no mercado brasileiro, comparado com os de origem italiana. Seu uso costuma ser muito bem difundido em aperitivos e nas “tapas” espanholas, prato típico da região.
A Allfood surgiu em 1996, com o engenheiro Luciano Almendary, que decidiu transformar sua paixão por culinária em negócios.
Diversos
A Bella Roma produz salames de forma artesanal, de diversos tipos. Localizada no Rio Grande do Sul, a empresa iniciou suas atividades no ano de 1995 com a administração das famílias Cappelli e Mussoi, que é inspirada na forma de produção italiana.
Entre os tipos de salames oferecidos, existe uma receita produzida por imigrantes italianos para a Serra Gaúcha. A receita leva vinho, alho, carne suína e condimentos. Outros salames oferecidos são o italiano, milano e misto com javali.
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