Os varejistas precisam, mais do que nunca, investir em ações para continuar crescendo diante do cenário econômico desafiador que o país enfrenta e aproveitar o otimismo relativo à chegada do final do ano para alavancar seus resultados. Mas não são só as vendas que aumentam nesse período, o cenário das perdas também se agrava, especialmente por conta do aumento do fluxo de clientes nas lojas.
De acordo com Gilberto Quintanilha Júnior, gerente de Prevenção de Perdas da Tyco Integrated Security, líder do mercado de performance de lojas e prevenção de perdas no Brasil, no final de ano as perdas chegam a aumentar até 40%. “O que se percebe é que esse aumento não ocorre somente por conta do maior movimento e volume de vendas, mas também por causa da maior exposição de produtos, fora dos padrões dos varejistas durante o ano, o que facilita o furto”, explica o executivo. “Outro fator comum que gera aumento nas perdas neste período é não aplicar as etiquetas de alarme nos produtos de maior risco, em virtude do alto volume recebido, da necessidade de rapidez na reposição e, em alguns casos, da falta de recursos para a aplicação”, acrescenta.
É preciso garantir uma boa experiência de compra ao consumidor por meio de soluções e atitudes que gerem maior produtividade e reduzam as perdas. Mas o que fazer para vender mais e diminuir perdas? Expor menos e correr o risco de não atingir as vendas? Quais são as ações que devemos realizar para minimizar perdas, sem impactar negativamente as vendas? Como encantar o cliente sem gerar a sensação de que ele está sendo vigiado?
Quintanilha listou 11 dicas que respondem a essas perguntas e ajudam o varejista a tomar decisões importantes:
- O bom atendimento é sempre a melhor ação preventiva, pois conquista o cliente e inibeo furtante;
- Testar os equipamentos de CFTV, rádios comunicadores e antenas de alarme no início do dia pode fazer muita diferença;
- Estimule todos da equipe a se sentirem responsáveis pelos resultados: prejuízos afetarão a todos igualmente
- Atenção ao acesso a áreas restritas ou a pessoas que circulam pela loja em pontos de pouca visibilidade;
- Redobrar a atenção no recebimento, mas sem prejudicar a reposição;
- Maior atenção sobre produtos de alto risco sem alarme – se um desses produtos está sem alarme, aplique na hora ou informe seu responsável;
- A maior exposição pode sim ser feita, mas em locais monitorados por câmeras e de boa visibilidade, afinal você quer destacar esse item;
- Reforce a importância dos controles de conferência de peças na entrada e saída de provadores, mesmo que por amostragem;
- Atenção à realização de sangrias – defina um valor limite e reforce o procedimento já existente;
- Nas reuniões semanais ou diárias com as equipes, reforce as orientações sobre pontos de atenção percebidos ao longo da semana e destaque os resultados obtidos, isso fortalecerá o comprometimento das pessoas.
- Redobre a atenção nos momentos de abertura e fechamento das lojas, evitando portas abertas e acesso de terceiros, afinal a segurança é para tudo e para todos!
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