Pesquisa divulgada recentemente aponta que a Black Friday, realizada em novembro, tem roubado vendas do Natal. Segundo o levantamento da Bonus Quest, feita para o Mercado Livre, 48% dos consumidores pretendem comprar presentes de Natal na megaliquidação.
Outro estudo, da GfK, constatou que a data promocional vem ampliando sua participação nas vendas do comércio. Em 2014, a Black Friday respondeu por 42% do faturamento do varejo no mês – foram consideradas 11 categorias de eltroeletrônicos. Em 2015, a participação subiu para 48%. “Cada vez mais a Black Friday está roubando importância do Natal, que sempre foi a primeira data de vendas”, afirma André Silva, gerente de atendimento da GFK.
Ele ilustra esse movimento com resultados concretos de faturamento em novembro, marcado pela Black Friday; dezembro, pelo Natal, e janeiro, que reflete os saldões de começo de ano. Entre 2012 e 2015, novembro ganhou cinco pontos porcentuais de participação de vendas nesse trimestre: respondia por 29% das vendas e, em 2015, chegou a 34%. No mesmo período, os meses de dezembro e janeiro perderam participação na receita das lojas.
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