Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
Comerciantes sentem consumidor mais otimista e preparam 'artilharia' para o Natal
NOTÍCIAS VOLTAR
Comerciantes sentem consumidor mais otimista e preparam 'artilharia' para o Natal
Entre as estratégias estão oferecer descontos para pagamentos à vista e esticar o parcelamento no cartão
por Marinella Castro (Estado de Minas)
16/11/2016

Produtos baratos, cupons de descontos, parcelamentos a perder de vista e até antecipação de promoções, que geralmente ocorrem em janeiro, fazem parte da artilharia do comércio para convencer o consumidor a comprar presentes para este Natal. A projeção da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-BH) é de que as vendas do comércio de Belo Horizonte encolham entre 1% e 2% em dezembro, frente a igual período do ano passado. Mas indicadores, como a inflação menor que a de 2015, e um pequeno crescimento do otimismo do consumidor fazem com que lojistas de alguns setores contem até mesmo com um avanço dos negócios relacionados ao melhor período do ano para o comércio brasileiro.

Apostando que as famílias este ano vão sair em busca de presentes mais baratos, os comerciantes da Região Central de Belo Horizonte esperam recuperar os prejuízos acumulados durante o ano no Natal. Para isso, vão lançar mão de uma completa “artilharia”, diz Flávio Assunção, presidente da Associação dos Lojistas do Hipercentro. Segundo ele, um ensaio de recuperação das vendas foi percebido no Dia das Crianças. “Estamos sentindo o consumidor um pouco mais otimista e em busca de itens mais baratos, o que pode favorecer o comércio popular nesse início de retomada da economia”, observa Assunção. Segundo ele, todo o planejamento feito pelos lojistas para o Natal priorizou os produtos de menor preço.

PARCELAS ELÁSTICAS 

Entre as estratégias dos comerciantes estão oferecer descontos para pagamentos à vista e esticar o parcelamento no cartão. Se antes o máximo para pagar os presentes de Natal era dividir a fatura em três a quatro vezes, agora as parcelas ficaram mais elásticas e podem ser diluídas em até oito vezes. “Esperamos crescer até 6% neste Natal, o que ainda é um percentual menor que a inflação, mas para ser comemorado na atual conjuntura da economia”, afirma Assunção.

Há mais de 30 anos com loja na Avenida Paraná, no Centro da capital, Jaqueline Bacha diz que confia em uma alta nas vendas de 5% para o Natal. Com o objetivo de atingir essa meta, ela renovou seus estoques com um leque maior de opções de menor valor. Especializada em vestuário masculino, infantil e feminino, ela acredita que a grande arma para convencer o consumidor a presentear neste Natal é o preço.

 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31) 9 9269-0370
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE