A Black Friday nasceu como uma data de grandes descontos no varejo americano. O nome está relacionado à expectativa dos empresários de saírem do vermelho e lucrarem. Com o passar do tempo, vem se tornando um dos dias mais lucrativos para o comércio em todo o mundo. De acordo com pesquisa do Google, divulgada no site E-commerce Brasil, o curto período da Black Friday de 2015 foi mais poderoso para alavancar as vendas do que as duas semanas que antecederam o Dias das Mães, tradicionalmente a segunda melhor data do varejo brasileiro.
Este ano, a Black Friday será realizado no dia 25 de novembro e a expectativa é que o resultado também seja positivo, inclusive para os pequenos negócios. Pensando nisso, o Sebrae no Espírito Santo separou algumas dicas importantes para auxiliar donos de micro e pequenas empresas físicas e virtuais a aproveitarem a data para aumentar suas vendas e conquistar novos clientes.
Confira as dicas a baixo:
Lojas físicas:
- Prepare as vitrines de forma organizada e que chame a atenção dos clientes;
- Capacite sua equipe de atendimento/vendas;
- Separe os produtos por categorias, tamanhos e preços;
- Confira a quantidade dos produtos disponíveis no estoque;
- Defina a política de troca;
- Facilite a forma de pagamento, ofereça meios de pagamentos (sempre mais de uma bandeira de cartão de crédito);
Lojas virtuais:
- Mantenha o site atualizado;
- Facilite o preenchimento dos pedidos;
- Deixe clara a política de troca e devolução,
- Informe o estoque disponível;
- Coloque à disposição contatos telefônicos, chats ou e-mails para esclarecer dúvidas;
- Respeite o código de defesa do consumidor;
- No caso de vendas nas lojas virtuais comunique os clientes previamente sobre a promoção através das redes sociais e outros meios de comunicação (Facebook, Instagram, e-mails e SMS).
De acordo com o diretor de atendimento do Sebrae no estado, Ruy Dias de Souza, para alavancar as vendas, independentemente da data comemorativa, é fundamental ter um bom planejamento. “É preciso se preparar para atender o público, garantir o estoque, gerir o investimento, pensar na margem de lucro, capacitar os funcionários. Nada deve ser feito às pressas, é preciso ter calma para os resultados serem positivos. Passando a Black Friday é importante já pensar no Natal”, afirmou.
Dentro do planejamento, as capacitações devem ter seu espaço. Os empresários que pretendem intensificar suas vendas podem contar, por exemplo, com uma programação diversificada de cursos, palestras e oficinas do Sebrae, como: Gestão do Visual de Loja; Atendimento a Clientes, Gestão Financeira na Medida, SEI Planejar, SEI Vender; entre outros.
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