Três em cada quatro brasileiros que fazem compras online já participaram de alguma edição da Black Friday, de acordo com levantamento do Google. Em 2012, a participação foi de 22%. No ano passado, subiu para 64% dos usuários. Neste ano, a megapromoção do e-commerce acontece no dia 25 de novembro, e a expectativa não é apenas de quem está ansioso para comprar mais barato, mas também dos lojistas, que esperam um alento em meio a um ano bem difícil para o varejo.
“É uma oportunidade imperdível para o comércio, pois será possível girar o estoque e conseguir vender mais. Já para o consumidor, é uma excelente chance até mesmo para antecipar a compra de presentes de Natal, pois em dezembro ninguém vai encontrar grandes descontos como os da Black Friday”, destaca o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH), Marco Antônio Gaspar.
Segundo levantamento da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), no ano passado, na sexta-feira da liquidação, foram vendidos R$ 1,5 bilhão. Neste ano, a expectativa é de aproximadamente R$ 2 bilhões.
A aposentada Elza Silva, 74, precisa mobiliar o novo apartamento e está apostando suas fichas na Black Friday. “No ano passado, eu comprei uma geladeira e uma máquina de lavar e consegui economizar quase R$ 2.000. Agora eu quero comprar camas, sofá, televisão e várias outras coisas. Então já vou começar a pesquisar os preços para me preparar para o dia da promoção”, destaca.
Embora seja tradicionalmente virtual, as lojas de rua também aproveitam a Black Friday para aquecer as vendas. A presidente da Associação dos Empresários da Barão e Silva Lobo (ABSL), Letícia Novais, diz que os lojistas estão dispostos a dar descontos de até 70%. “O ano foi muito difícil. As vendas caíram 15%, em média. Agora é um bom momento, mesmo porque já tem muita gente pensando em presentes de Natal”, afirma. Na própria loja, a Let’s Sports, Letícia, além de alguns produtos com descontos maiores, vai vender todos os outros itens por, no mínimo, 10% a menos. “Na crise, a gente tem que ter muita criatividade”, afirma.
Preparação. A Black Friday é no dia 25 de novembro e começa na virada de quinta-feira para sexta-feira. Mas é comum que tanto sites como lojas físicas estendam a promoção por mais tempo. Para comprar e vender bem, o consumidor e o vendedor precisam se preparar. “O lojista não pode deixar para planejar em cima da hora. Tem que negociar com o fornecedor e se preparar”, afirma Gaspar.
Segundo levantamento feito pelo Sebrae e pela camara-e.net, em 2015, as maiores dificuldades para os lojistas foram o envio de produtos (39%) e a instabilidade da loja virtual (18%).
Quase metade vai antecipar compras de Natal
Segundo levantamento da empresa especializada em serviços de e-commerce E-bit, 44% das compras na Black Friday serão feitas com o objetivo de antecipar os presentes de Natal. Entre as aquisições, 59% serão para uso próprio, 24%, para familiares, 14%, para presentes e 3%, com outras finalidades. Os produtos com maior intenção de compra devem ser eletrônicos (34%), eletrodomésticos (28%), telefonia e celulares (27%), informática (23%) e casa e decoração (13%).
A expectativa é de um crescimento de 30% nas vendas em relação ao ano passado. A pesquisa aponta ainda que o interesse pela megapromoção aumentou. Em 2015, 81% dos consumidores online tinham intenção de participar. Em 2016, esse percentual subiu para 84%.
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