Análise do comportamento de consumo dos brasileiros nos últimos anos, elaborada pela Kantar Worldpanel, revela que o consumidor, diante do cenário de instabilidades políticas e econômicas no Brasil, está pouco animado, ou seja, está menos propenso a comprar. No entanto, a boa notícia é que o estudo aponta também que o brasileiro está mais consciente, engajado e exigente na hora de eleger um produto.
Seguindo na análise das oportunidades, a empresa apurou que 2,7% de toda a cesta de 2014 era composta de lançamentos. No ano seguinte, o número quase dobrou, chegando a 5,3%. Os dados, referentes a 2015, são do NPD, novidade da Kantar Worldpanel que avalia o nível de inovação no Brasil. As primeiras conclusões do produto apontam que a maior parte dos lançamentos no País são elementos novos para a categoria, aqueles diferentes dos existentes, (47,5%), seguidos de nova combinação, que compreendem os que já existem na categoria e surgem sob outra marca (43,9%) e não novo, que trazem alguma alteração, como mudança de tamanho de embalagem (8,7%).
A cesta de higiene pessoal no Brasil se destaca em lançamentos quando comparada a outros países, como Reino Unido ou China. O NPD mostra ainda que a penetração é o driver que mais contribui para o impacto das inovações nas categorias e que o maior sucesso no quesito inovação no ano passado foi a adaptação da indústria às necessidades do consumidor relativas ao tamanho das embalagens.
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