Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
Brasileiro assume responsabilidade por consumo consciente
NOTÍCIAS VOLTAR
Brasileiro assume responsabilidade por consumo consciente
Economia de recursos naturais, planejamento do orçamento familiar e realizar trabalhos voluntários estão entre as práticas de consumo consciente mais citadas pelos brasileiros
por Supermercado Moderno
16/09/2016

De acordo com a pesquisa "O Consumo Consciente no Brasil" - que mapeou como o consumidor enxerga o seu papel e as práticas adotadas pela empresa em três âmbitos: ambiental, econômico e social –  para os brasileiros, o consumo consciente é de responsabilidade do consumidor. 

Economia de energia elétrica, planejamento do orçamento familiar e realizar trabalhos voluntários estão entre as práticas de consumo consciente mais citadas pelos brasileiros. A percepção de 92% dos consumidores é que essas e outras atitudes são de sua responsabilidade. 

Para Stella Susskind, presidente da Shopper Experience, organização que realizou o levantamento, o brasileiro entende o que é o consumo consciente.
"Todo mundo está com água no pescoço por causa da crise e as pessoas começaram a se conscientizar sobre o que vai consumir e quanto." Segundo ela, a população também está mais atuante em causas sociais e mais informada se empresas se envolvem em escândalos.

Além de perceber que tem um papel importante, boa parte dos consumidores (88%) também acredita que a consciência também é responsabilidade de empresas e governos. Stella, no entanto, não vê uma forte atuação desses dois atores. "Falta comunicação por parte das empresas, para mostrar não só o que fazem, mas o resultado disso e o benefício para o consumidor e para o planeta." Já o governo, ela acredita, precisa fazer campanhas mais agressivas.

Economia em casa

A partir dos resultados da pesquisa, a presidente da Shopper Experience vê ser necessário um grande trabalho no âmbito econômico. "Os brasileiros destacam mais o não acúmulo de dívidas", destaca. "Mas caiu bastante o índice dos que conseguem poupar parte dos ganhos."

Por isso, os itens mais citados no consumo com relação à questão econômica são planejamento do orçamento familiar (97%), uso consciente do crédito (94%), acúmulo e controle de dívidas (90%) e poupar parte dos ganhos (89%).

No contexto de crise, a doação a instituições de caridade também aparece entre os destaques, mas como um dos itens com menor citação. Para 72% dos entrevistados, essa é uma das práticas ligada ao consumo consciente no âmbito social, atrás de realizar trabalhos voluntários (89%) e evitar comprar produtos em empresas que fazem testes em animais (79%).

O levantamento ouviu consumidores entre 21 e 65 anos, das classes A, B e C e moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS). 


 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31) 9 9269-0370
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE