Cada vez mais pulverizado, o mercado de delivery começa a observar a entrada de players antes desconhecidos no setor, como a venda de pacotes para festas e churrascos, com a entrega de bebidas, salgados e até peças preparadas de carnes.
Com crescimento de 12,5% em um ano complicado para o varejo, como o de 2015, as entregas em domicílio têm sido alvo de uma série de investidores que veem no setor uma oportunidade para lucrar. Pensando em conquistar também o seu pedaço neste bolo, o empresário Danilo Lastrucci resolveu investir R$ 450 mil na criação de um aplicativo para o delivery de produtos que envolvam a organização de um churrasco. Hoje, com seis meses de operações, o app LikeChurras recebe cerca de 100 pedidos ao mês, com um tíquete médio de R$ 170 por compra.
"Pretendemos até o final do ano recebermos cerca de 250 a 300 pedidos por mês. A médio prazo, consideramos uma estimativa de até mil pedidos a cada mês", prevê Lastrucci, que é cofundador e diretor comercial do app.
Segundo ele, a ideia de criar o software surgiu do desejo de oferecer liberdade para os clientes escolherem e planejarem as compras para a realização de uma festa ou churrasco. No aplicativo, o usuário pode comprar itens para eventos do tipo, como carnes, bebidas, carvão, temperos e sal grosso.
Até o início deste mês, cerca de 500 pessoas já haviam baixado o app da empresa em seus smartphones. Tanto o sistema iOS (Apple) quanto o Android (Google) estão preparados para receber o programa.
O objetivo da companhia agora é atingir um faturamento de R$ 100 mil neste ano.
"Até o final de 2016 estimamos também que mais de 3 mil downloads do aplicativo sejam realizados. Também estamos planejando a operação além das localidades onde estamos atuando", diz Lastrucci.
Atualmente, o aplicativo funciona normalmente no Estado de São Paulo, em cidades como a capital paulista, Barueri e na região do ABC.
Concorrência forte
Elaborado e desenvolvido pela gigante industrial Ambev, o aplicativo Zé Delivery é o concorrente do LikeChurras na capital paulista. No entanto, ao contrário do segundo, que comercializa até peças de carnes, o primeiro foca nas bebidas e garante entregas em até 1 hora. "O Zé Delivery foi criado para oferecer praticidade aos consumidores. Entregamos as bebidas já geladas em até 60 minutos, em um trabalho que é fruto de parcerias com empresas de logística da cidade", diz o gerente corporativo de e-commerce da Ambev, Gustavo Fino. Para o curto prazo, a previsão é lançar o delivery programado, que funciona com entrega em horários pré-agendados pelo cliente.
Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo (Abrasel-SP), as empresas nacionais chegaram a faturar R$ 9 bilhões com serviço delivery no ano passado.
|