Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
Alimento saudável ganha paladar do brasileiro
NOTÍCIAS VOLTAR
Alimento saudável ganha paladar do brasileiro
Marcas como Rei dos Grãos, Rede DNA Natural e Superbom apostam na variedade de produtos naturais e ampliam seus canais de venda para atingir maior parcela da população
por DCI
23/10/2015

Até 2019 o mercado de produtos saudáveis e focados no bem-estar deve movimentar R$ 108,5 bilhões no Brasil. De olho nesse potencial, empresas apostam na diversidade de produtos e no e-commerce para incrementar o faturamento das lojas e afastar o fantasma da crise que o País enfrenta.

Segundo dados do instituto de pesquisa Euromonitor, o setor movimentou quase R$ 80 bilhões no País em 2014, e de 2009 a 2014, teve um crescimento de 95,6%.

Para a proprietária do Rei dos Grãos, Galega Goulart, o momento é favorável para essa categoria. "Temos um momento muito forte de procura pelos produtos orgânicos, naturais, sem lactose e glúten, zero gordura, grãos e farinhas diversas. As pessoas estão mais conscientes sobre a alimentação e o reflexo que ela traz para qualidade de vida". Segundo a empresária, os consumidores estão mais informadas sobre os benefícios e propriedades dos produtos e chegam nas lojas sabendo exatamente o que precisam.

Inaugurada em agosto, a nova megastore do Rei dos Grãos traz mais de 5 mil itens orgânicos, naturais, zero gordura, sódio, açúcar e conservante. A loja oferece diversas variedades de grãos e farinhas, como maca peruana, farinha de maracujá, biomassa de banana verde, além de frutas secas e desidratadas como cranberry. No final do mês o Rei dos Grãos lançará seu canal de e-commerce e pretende dobrar o valor da faturamento. O preço do canal on-line será o mesmo do praticado na loja física.

Novidades

"Temos planos de abrir novas unidades com o formato de megastore paulatinamente nas grandes capitais como Belo Horizonte e Curitiba", explica Galega. Há oito anos no mercado com seis lojas em Minas Gerais e agora a rede conta com uma unidade na cidade de São Paulo (SP).

Outro player do setor é a rede DNA Natural que oferece opções saudáveis que vão do café da manhã até o jantar, além de itens de pós e pré-treino. No mercado desde 2007 a marca atua em 20 estados com 75 unidades. Segundo o diretor de expansão da rede, Douglas dos Anjos, durante o verão a venda por produtos como saladas e sucos naturais aumenta. "No verão em estados com temperatura mais baixas, a venda dos produtos do cardápio fitness, saladas, sucos terapêuticos tem um aumento de 20% a 30%", ressalta.

Reestruturação

Apesar do bom desempenho do setor, a rede DNA fez uma mudança nos planos de expansão e decidiu diminuir de 20 para 12 as novas unidades previstas para este ano. "No primeiro semestre tivemos um crescimento de 12%, que ficou abaixo das nossas expectativas. Mas se considerarmos a atual conjuntura economica, o resultado foi bom".

Já a empresa Superbom - especializada em alimentação vegetariana e vegana- atua 25 mil pontos de venda no País, e também reduziu de 16 para 10 as novas unidades do modelo de franquia da empresa, o SuperVeg, segundo o gerente de marketing da Superbom, David Oliveira. "Temos 52 interessados. Mas o ideal não é pulverizar agora. Já temos uma unidade em Brasília e focaremos em lojas em São Paulo".

 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31) 9 9269-0370
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE