Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
Consumidor mantém o consumo mas está mais cauteloso, mostra pesquisa
NOTÍCIAS VOLTAR
Consumidor mantém o consumo mas está mais cauteloso, mostra pesquisa
por Superminas
21/10/2015

Pesquisa da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), em parceria como o Instituto Gênese, sobre hábitos de consumo em supermercados da Capital mineira mostra que 56,5% das pessoas mantiveram o consumo e 8,5% aumentaram. Porém, 35% deles diminuíram as compras nos últimos três meses.  

O consumidor está mais cauteloso e deixa de fazer compras nem tanto por falta de dinheiro, mas para economizar. Essa foi a resposta dada por 33,2% dos entrevistados quando perguntados por que diminuíram o consumo nos supermercados. O percentual de 53% disse que a diminuição nas compras foi motivada por preços altos. já 5,6% relataram problemas financeiros na família.

Quanto às compras por ocasião do Natal deste ano, 43,5% dos entrevistados disseram que vão gastar menos dinheiro. Já 38,4% vão manter o valor desembolsado no ano passado e 15% gastarão mais. Três por cento dos entrevistados não souberam responder.

Hábitos atuais

Na atualidade,  preço é fator determinante na escolha do supermercado para 36,3% dos consumidores. Já 14,3% escolhem pela qualidade dos produtos e 13,8% são atraídos pelas ofertas. A proximidade de casa foi citada por 11,7%, enquanto 6,6% preferem variedade. O fator “bom atendimento” prevalece para 4,6% dos entrevistados.

O “grosso” da compra é o fator que mais leva o consumidor a escolher determinado supermercado. Quando perguntado qual seção mais o atrai à loja, 49% responderam que é a mercearia. Logo em seguida veio a seção de açougue e peixaria (aqui consideradas única), com 12,8% e a de hortifrúti, com 6,5%. A seção de frios e laticínios foi apontada por 5,2% dos consumidores entrevistados.

Quando perguntados “o que os supermercados não vendem e que deveriam vender”, 68,1% dos consumidores responderam que “já vendem de tudo” que o consumidor precisa. A  maior demanda  não atendida pelo supermercados foi pela venda de gás de cozinha, com 3,8% dos consumidores que gostariam que os supermercados vendessem o produto. A venda de remédio ficou com 3,6%.

A entrega em domicílio oferecida pelos supermercados é usada por 36,5% dos entrevistados, enquanto 63,5% não usam esse serviço. Se as lojas vendessem pela internet, 17% dos entrevistados teriam interesse no serviço e 83% não o usariam. 

Chama a atenção também, em tempos do mundo on line,  quando se fala em compras pela internet. Ao ser perguntado se teria interesse em comprar pela pelo site do sepermercado de sua preferência, 83% dos consumidores disseram que não, contra  17% que afirmaram positivamente.

Você sabe o que é um supemercado gourmet?  A essa pergunta, 56,1% dos entrevistados disseram que não e os outros 43,9% disseram "sim".  sobre o restaurante do supermercado, 23,4% disseram já ter almoçado neles e 76,6%, não.

Comparativo 1995 x 2015

Um comparativo entre pesquisa feita em 1995 com a atual mostra que os fatores de escolha dos supermercados também mudaram. O menor preço que em  1995 foi citado por 40%, em 2015 caiu para  36,3% dos entrevistados. A proximidade da residência caiu 22% para 11,7% como fator decisivo para a escolha da loja.  O quesito variedade de marcas e produtos e o de qualidade dos produtos caiu de 10% para 6,6%. Por outro lado, os itens ofertas e qualidade dos produtos cresceram de 10% para 13,8% e de 7% para 14,3% respectivamente.

O papel das lojas de vizinhança e dos comércios de bairro fica evidenciado quando revelada a forma como as pessoas se dirigem aos supermercados. A fatia dos entrevistados respondentes que vai a pé passou de 39% em 1995 para de 47,7% em 2015. Os consumidores que vão de carro, caiu de 45% para 42,6%. Já percentual dos que vão de ônibus reduziu de 11% para 5,4%.  A fatia de quem vai de táxi passou de 5% para 3,1%. No período, o usuário de motocicletas saiu de 0% para 1,2%.

A pesquisa

Os resultados são da pesquisa quantitativa “Hábitos de Consumo”, encomendada pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e executada pelo instituto Gênese. Foram ouvidas 650 pessoas entre os dias 1º e 7 de outubro em Belo Horizonte.  O grau de confiança de 95% e a margem de erro de 5%. Quanto ao sexo dos entrevistados, 30,9% são homens e 69,1% são mulheres

Superminas 2015

A pesquisa foi divulgada na manhã desta quarta-feira, 21 de outubro, durante a Superminas 2015, evento dos setores de supermercados e padarias, que está sendo realizado nos Expominas, em Belo Horizonte até amanhã, 22.

A Superminas é realizada de forma conjunta pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e pelo Sindicato e Associação Mineira da Indústria da Panificação (Amipão).

 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31) 9 9269-0370
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE