Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
Quando promover um funcionário (e quando não fazê-lo)?
NOTÍCIAS VOLTAR
Quando promover um funcionário (e quando não fazê-lo)?
por Sílvio Celestino (Exame PME)
19/10/2015

Escolher a melhor alternativa para uma vaga de gerente é um grande desafio. Por vezes, o empreendedor tem de optar entre promover alguém e arriscar
não ver resultados por sua inexperiência em liderança, ou contratar um gerente de fora e desmotivar os profissionais internos que queriam ser promovidos.
É uma situação de muita dúvida e que, nos piores casos, gera um clima organizacional muito negativo.

Isso ocorre quanto mais os principais líderes da companhia não assumirem que seu principal papel é a formação de outros líderes. Pois, para a empresa crescer
e continuar a existir no futuro, precisará de novos gerentes.

Por essa razão, todo empreendedor, por menor que seja sua empresa, deve preocupar-se com o desenvolvimento continuado de gestores. Para tanto, deve construir uma estrutura de liderança em forma de escada e definir quem está em qual degrau e o que cada indivíduo deve receber de treinamento para subir
ao degrau seguinte. Somente se a velocidade do crescimento da empresa ou as habilidades necessárias para que o profissional seja promovido à gerência
não estiverem presentes é que se deve contratar alguém de fora.

Ao realizar uma promoção interna, além de conseguir um gerente motivado, a empresa provavelmente investirá menos recursos do que na contratação externa. Se tiver montado bem a sua escada de liderança, cada um avançará um degrau, e todos ficarão motivados. A contratação externa poderá ser para alguém
no degrau mais baixo, que deverá percorrer toda a escada para chegar lá. Essa é uma maneira poderosa de criar vínculos sólidos com a empresa, desenvolver novos líderes e assegurar que terá gerentes prontos para quando a companhia crescer.

O mundo precisa que as empresas sejam administradas por líderes preparados, sejam eles vindos dos quadros internos ou externos. Mas, sempre que possível, contrate profissionais que desejem crescer, ofereça incentivo, treinamento e auxílio para que sejam promovidos a gerentes quando a oportunidade surgir.

 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31) 9 9269-0370
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE