Como consequência da crise vivida pelo setor de bebidas, as fabricantes irão ampliar a oferta de produtos em supermercados, hipermercados e lojas de conveniência. Essa mudança também acompanha o comportamento do consumidor que está consumindo mais produtos em casa.
Em uma pesquisa feita pela Consultoria Dunnhumby em 2015 mostrou que as empresas varejistas aumentaram a oferta de bebidas em 30%, com aumento de 142 itens às prateleiras. O portfólio de bebidas alcoólicas chegou a 700 itens, aproximadamente.
A consultoria Dunnhumby estuda o comportamento de 22 milhões de clientes das redes Pão de Açúcar e Extra. De acordo com o diretor da Dunnhumby, Flávio Carvalho, do total de novos produtos nos supermercados, cerca de 30% são compostas por bebidas saborizadas, como uísque com mel e cachaça.
Nas linhas novas, 55% eram de bebidas alcoólicas especiais, com o preço 115% maior que a versão tradicional. A consultoria considerou bebidas comuns as bebidas com preço aproximado de R$ 85 a R$ 115 por unidade.
Nas categorias consideradas premium, as bebidas que mais tiveram aumento foram cachaças, vodcas especiais e uísque com mel. “Algumas linhas de produtos populares também tiveram aumento de linhas, como cachaças e catuaba”, explica Flávio.
|