O clima brasileiro é um dos fatores que influenciam a demanda por sorvetes no Brasil. Pensando nisso, muitas empresas de alimentação vêm investindo em novos sabores desse produto. Há quem diga que o clima é o principal fator que influencia a demanda pelos sorvetes brasileiros.
Algumas tendências chegaram ao Brasil e hoje se consolidam como um segmento maduro. Exemplo delas é a de paletas mexicanas, em que várias empresas conseguiram desenvolver o negócio e estão ativas atualmente. Outro exemplo é a de gelatos, que além das lojas físicas também chegaram ao consumidor na forma de potinhos, produzidos por grandes empresas de alimentação.
Pensando nisso, a Food Service News foi atrás das principais empresas produtoras de sorvete, como também as que produzem insumo para a fabricação. Juntas, essas marcas movimentam um mercado gigantesco de produtos e preparam-se para mostrar inovação nos principais eventos de alimentação do país.
Pesquisas
Pesquisas da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvete (Abis) mostram que o consumo de sorvetes no Brasil aumentou 67% no período de 2003 a 2015, passando de 685 milhões de litros por ano para mais de 1.146 milhões de litros por ano.
O consumo per capita também apresentou crescimento nesse mesmo período. De acordo com os dados da Abis, em 2003 esse consumo era de 3,83 litros, passando para 5,59 litros no último ano. Esses números mostram um crescimento de 46%.
A Abis tem por objetivo auxiliar no crescimento de toda a cadeia produtiva relacionada a sorvetes, que vão desde grandes produtoras às pequenas sorveterias. A entidade auxilia na divulgação de informações e pesquisas relacionadas ao setor, que ajudam a melhorar a produção e venda dos produtos.
|