Liderar equipes com maestria é um dos fatores mais importantes para o sucesso de um empreendedor. Bons gestores de pessoas engajam seus funcionários e, por causa disso, conseguem equipes mais motivadas e produtivas.
Uma reportagem, publicada originalmente na revista “Inc.”, mostra quais são os hábitos essenciais para que empreendedores se transformem em grandes líderes:
1. Eles lideram o mínimo possível
Em vez de comandar suas equipes, eles delegam tarefas. Ou seja: os melhores líderes lideram pouco. E focam, na verdade, em estabelecer prioridades e aprimorar seus processos de tomada de decisão.
No entanto, o artigo afirma que é importante que os chefes intervenham em situações de crise e ajudem seus funcionários em casos extraordinários.
2. Eles são tediosos
Bons chefes não são voláteis. Não há “dois pesos e duas medidas” nas relações com seus comandados, tampouco reações diferentes para pessoas diferentes. Eles são tão previsíveis que chegam a ser tediosos. E isso é bom para os empregados, que não têm medo de ser surpreendidos pelos patrões.
3. Não se distinguem
A reportagem cita o exemplo de Mark Zuckerberg, que, apesar de bilionário e bem-sucedido, senta-se nas mesmas mesas que os funcionários da sede do Facebook no Vale do Silício. E sugere que essa humildade faz com que os empregados enxerguem o chefe como um igual, o que diminui distâncias e pode aumentar a produtividade no escritório.
4. Bons chefes leem muito
Para liderar um negócio, é preciso se atualizar o tempo todo e a melhor forma de tentar se antecipar ao futuro é por meio da leitura. Por isso, aprimore seus conhecimentos e leia sobre todos os aspectos que dizem respeito à gestão do seu negócio.
5. E escutam
De acordo com a reportagem, líderes bem-sucedidos escutam mais do que falam. São mais observadores. Dessa forma, analisam melhor o desempenho e o comportamento de seus funcionários, coletando as melhores informações possíveis para fazer a gestão de pessoas da empresa.
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