Os moradores de mais de 1/2 milhão de lares deixaram de jantar fora de casa. É o que aponta um estudo inédito apresentado pela Nielsen, em conjunto com a Kantar Worldpanel, durante a Feira APAS, em São Paulo.
No último ano, houve uma queda de 8% nos custos relacionados à alimentação fora do lar. ” Nesse contexto, as refeições realizadas dentro do lar ocupa a maior parte dos gastos do brasileiros, seguida por despesas com transporte, habitação, serviços públicos, vestuário e saúde”, comenta Christine Pereira, diretora Comercial Sênior da Kantar Worldpanel.
O impacto dessa mudança de hábito é percebido também na queda de alimentos para cães e gatos, onde as rações industrializadas perdem a importância para o shopper.
A alimentação saudável é a bola da vez, de acordo com 49% dos entrevistados. Dados da pesquisa comprovam que a venda de refrigerantes apresenta uma queda de -5%, enquanto a categoria de água de coco deslancha com 11%. A maior disparidade foi identificada na categoria de leite, onde a opção comum acumulou queda de -6%, enquanto aqueles com baixa lactose subiram 78%.
O levantamento foi realizado em parceria com as consultorias Nielsen e Kantar Worldpanel, e divulgado em conjunto com a APAS- Associação Paulista de Supermercado e ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados.
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