Ao passo que tem uma das maiores taxas empreendedoras do mundo, o Brasil também amarga altíssimos índices de mortalidade empresarial. Por que isso acontece? Os fatores são muitos e variam de acordo com a região, a área do negócio, a experiência dos empreendedores e os motivos que os levaram a empreender. Mas um ponto é comum a praticamente todos os empreendimentos que quebram: planejamento financeiro ruim ou inexistente.
Planejar bem as finanças do seu negócio é crucial, principalmente nas micro e pequenas organizações, que dispõem de menos capital e, por isso, estão mais suscetíveis aos efeitos de instabilidades.
Abaixo, organizamos cinco dicas que vão ajudar você a elaborar um planejamento financeiro eficiente. Confira:
Estimar e separar custos fixos de variáveis
Organize suas despesas de forma que seja possível mensurar com clareza tudo que sai e prever da maneira mais precisa possível os gastos futuros. Para isso, é fundamental que custos fixos sejam destacados dos variáveis.
Pro-labore é despesa
Em muitas empresas pequenas, não há uma especificação do que é o pro-labore e, em alguns casos, sequer a identificação desse tipo de retirada nas planilhas. É preciso entender desde cedo que nem tudo que “sobra” depois de pagar todas as contas vai diretamente para a conta do empreendedor. O ideal é prever um valor fixo para o pro-labore, que nada mais é do que o “salário” do empresário, e nunca retirar mais do que ele a cada mês.
Reservar para investimentos e emergências
Além de cobrir os custos operacionais e retirar seu pro-labore, o empreendedor precisa prever em seu orçamento algumas reservas estratégicas. São elas: verba para investimentos futuros e fundo de reserva para emergências. Trabalhar sempre com o orçamento no limite é um risco alto. Qualquer momento desfavorável pode complicar muito a situação da empresa.
Indicadores financeiros
Quase ninguém em PMEs dá atenção a isso, mas levar em consideração índices como o de inflação e da taxa de juros pode fazer grande diferença em seu planejamento financeiro. Algumas despesas podem ficar maiores ou menores dentro de alguns meses e prever isso pode ajudar seu negócio a escolher o melhor caminho a ser percorrido até lá.
Software
Organizar o fluxo de caixa é um dos primeiros desafios enfrentados pelos empreendedores de pequenos negócios, que muitas vezes precisam utilizar programas complexos e confusos. Em outros casos, eles sequer utilizam softwares e mantêm uma gestão sofrível de suas finanças.
|