Uma pesquisa global feita pela consultoria Aon constatou que, além de afetar financeiramente as organizações, uma crise econômica reduz oengajamento de funcionários. Os dados são do Estudo de Tendências Globais de Engajamento dos Funcionários, que envolveu mil empresas em 164 países. Isso acontece porque os investimentos em pessoas são reduzidos e também pelo fato de que projetos são engavetados, o que desmotiva os profissionais.
De acordo com Agatha Alves, líder em desenvolvimento da Aon, o cenário de recessão potencializa ainda o conflito entre gerações. Os millenials (de 18 a 35 anos) se deparam pela primeira vez com uma turbulência político-econômica no País, enquanto os baby boomers e os da geração X (maioria gestores, nascidos até os anos 1980) ficam com o desafio de atender às grandes aspirações de carreira dos demais.
Desse modo, a dedicação dos líderes é fundamental para ajudar a geração mais nova. “A geração X cresceu num contexto de grande conexão com os valores das organizações, por isso é peça importante para mostrar aos mais jovens o tipo de compromisso que as empresas precisam no momento”, afirma Agatha. Já a geração mais jovem precisa mostrar sua facilidade de adaptação e apresentar modelos de relacionamento, que serão direcionados para produzir novas soluções e enfrentar o cenário desafiador.
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