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Padarias com a Metodologia Propan são destaque no cenário nacional
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Padarias com a Metodologia Propan são destaque no cenário nacional
por Renato Faria
20/12/2024

Dezembro chega e com ele o período de reflexões e retrospectivas. Tempo de rever todas as realizações ao longo de 2024 e se preparar para iniciar o novo ano com energias renovadas. Para uma empresa de consultoria, comprometida com o desenvolvimento do segmento, a Márcio Rodrigues & Associados tem o que comemorar! A Metodologia Propan completa 30 anos e continua sendo uma ação de relevância dentro do segmento. E ao acompanhar várias empresas que aplicaram a Metodologia Propan se destacarem no mercado e vê-las com resultados expressivos é um motivador a mais para a continuidade do nosso trabalho!

Em premiações de destaque da panificação e confeitaria nacional, muitas empresas que participam ou já participaram de capacitações da Metodologia Propan ocuparam as primeiras posições. Por exemplo, no prêmio de Melhor Pão Francês da Bahia, concurso promovido pelo Sebrae/BA, o vencedor foi a Padaria Verde Rio, de Juazeiro, empresa que participa ativamente dos projetos com a Metodologia Propan.

A Verde Rio, inclusive, foi eleita a melhor padaria do Vale do São Francisco, em eleição da Associação Comercial, industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ). O proprietário, Saul Possidônio e sua esposa Eneida, são parceiros da Metodologia Propan há quase dez anos e refeltiram sobre isso quando da entrega do prêmio    pela ACIAJ. ““Temos uma parceria com o Márcio desde 2015, 2016. Deu super certo essa mentoria com o Márcio e a agradecemos muito também a ele por todo o apoio, todo o conhecimento que ele passa para a gente”, destaca Saul.

Já no concurso promovido pelo Sebrae/BA, houve seleções regionais, e outras padarias vencedoras também participaram da Metodologia Propan, como a Maria’s Panificadora, vencedora da Regional Salvador, a Mais Delícia Padaria e Confeitaria, de Porto Seguro, vencedora da Regional Teixeira de Freitas e a Panificadora Ki Pão, de Cruz das Almas, que venceu na Regional Santo Antônio de Jesus.

Metodologia Propan faz parte de padarias que são referência no Brasil

Outra premiação bastante valorizada pelo mercado de panificação e confeitaria brasileiro é o prêmio Baker Top, promovido pela revista Padaria 2000. Todos os anos (esta foi a 28ª edição), 100 padarias e confeitarias de todo o país recebem o reconhecimento pelo trabalho diferenciado que realizam no mercado. Na edição de 2024, cerca de 20% das premiadas realizam ou já estiveram em projetos com a Metodologia Propan.

Empresas como a Pão do Parque, de São Paulo/SP, Pão e Tal, de Campo Grande/MS, Portugália e Costa Mendes, de Fortaleza/CE ou a Monte Líbano, de Vitória/ES, são exemplos de padarias tidas como referência em seus mercados de atuação e mesmo nacionais. Todas tiveram experiências com a Metodologia Propan, e no caso de Portugália e Costa Mendes, esse atendimento continua até hoje.

Assim como a Center Pão, de Montes Claros/MG, que há mais de 20 anos participa de projetos com a Metodologia Propan e mantém a parceria que a ajudou a receber o prêmio como melhor supermercado de 2024, na categoria até cinco lojas (Região Norte/Noroeste de Minas Gerais), no troféu Gente Nossa, promovido pela Associação Mineira de Supermercados (Amis).

Trabalho da Metodologia Propan é desenvolver o potencial das padarias e confeitarias

A Metodologia Propan, criada em 1994, é um modelo de gestão desenvolvido para os negócios de Alimentação, Panificação e Confeitaria. Já foi aplicada em mais de 15 mil empresas no Brasil. Ela se destaca por sua abordagem abrangente e focada em resultados, abrangendo desde a gestão da produção e dos custos até o marketing e as vendas.

Em todos estes anos, mais de 15 mil empresas, no Brasil e no exterior, de pequenos negócios a grandes redes de padarias e supermercados, moinhos de trigo, fabricantes de equipamentos, e todos os portes e perfis foram impactadas, por meio de um conjunto de ações estruturais, organizacionais, estratégias e gerenciais cujos resultados ajudaram a revolucionar o segmento de panificação e confeitaria nacional.

Na prática, a metodologia trabalha em todas as áreas das empresas, tratando dos aspectos gerenciais, organização e melhoria de processos, produtos de qualidade, organização do trabalho de atendimento ao cliente, marketing e vendas, padronização de ações e processos, entre outras formas de atuação. Em todos esses anos, o trabalho da Metodologia Propan impactou também, além dos empresários, mais de sete mil funcionários, ajudando a melhorar o resultado dessas empresas e torna-las referências em seus mercados.

É um modo de atuação que une teoria e prática, desde as orientações gerenciais e práticas por meio de mentorias, presenciais e/ou on-line e a atuação prática de consultores diretamente nas empresas. Saul Possidônio lembra da participação da consultoria Gilda Lima na sua empresa. “Desde quando a gente conheceu a Gilda que a gente a incomoda bastante. Ela faz parte também dessa história”, afirma.

E Gilda destaca o trabalho e o comprometimento de Saul, Eneida e toda a equipe da Verde Rio na busca por melhores resultados. “É uma alegria saber dos prêmios que a Verde Rio conquistou. Durante todo o tempo eles sempre lançaram mão de ajuda quando precisavam e de várias formas tivemos um olhar sobre a empresa, de forma a favorecer esse caminho de encontro com o que eles desejavam. E é uma alegria saber que a Metodologia Propan, com seu modelo e com as formas diferenciadas com que tratamos e com a especificidade do trabalho faz com que as pessoas e empresas cheguem aonde elas desejam, ou onde elas nem esperam”.

Metodologia Propan integra profissionais, lideranças e consultores

O trabalho de consultoria é fazer com que uma empresa consiga alcançar seus resultados de maneira mais rápida e assertiva, talvez até chegassem em seus objetivos, mas levariam mais tempo sozinhos do que com a ajuda de uma consultoria. Nesse sentido, o papel do consultor é fazer esse movimento de sinergia para a melhoria de resultados.

A consultora Benara Isis trabalha com a Metodologia Propan há 17 anos, atuando nas áreas de marketing, vendas e atendimento ao cliente, “área sensível nos segmentos da panificação e confeitaria devido à alta rotatividade”, destaca o papel do consultor, que “vai além de uma assessoria técnica, você se torna um parceiro. Ao mergulhar nas demandas específicas de cada empresa, compreendendo seus desafios e adaptando soluções práticas, você não apenas melhora a gestão, mas também inspira confiança e estimula o engajamento das equipes. A gratificação de ouvir um cliente reconhecer que atingiu metas graças à sua assessoria é muito gratificante! Como consultores criamos conexões, soluções personalizadas para que as empresas se consolidem no mercado”, afirma a consultora.

Com as novas tecnologias, a consultoria tem chegado cada vez mais tanto aos empresários e lideranças, quanto aos profissionais e funcionários que põem a “mão na massa” no dia a dia. Como destaca Márcio Rodrigues, criador da Metodologia Propan, vários funcionários têm aprendido e se desenvolvido por meio das capacitações on-line, cursos da plataforma EAD e mesmo nas consultorias e treinamentos presenciais nas empresas.

Orgulhoso, Márcio Rodrigues, destaca a sua importância para o segmento de alimentação, panificação e confeitaria e como ela fez diferença na história de tantas empresas. “A Metodologia Propan, nestes 30 anos fez história, e hoje as empresas de referência no setor, em sua grande maioria, tiveram, em algum momento a capacitação da Metodologia Propan e muitas delas continuam até hoje recebendo essa capacitação”, reflete. E o trabalho continua, com esse foco de organização e desenvolvimento cada vez maior do segmento.

 
 
 
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