Com os custos subindo (por exemplo, insumos têm crescido + 6,03%, o salário mínimo foi elevado em +6,87%, além de a inflação estar em mais de 4,5% no ano), as padarias precisam ir além para garantir sua rentabilidade.
Nesse contexto, qual meta de crescimento uma padaria pode estabelecer para 2025? Cabe dizer que é preciso entender seu momento atual, o que o negócio entrega hoje e o que se sabe ser possível fazer. Ou seja, você pode determinar diferentes níveis de metas, de acordo com suas possibilidades:
- Meta Conservadora: crescimento de 8% a 10%.
- Meta Moderada: evolução de 12% a 15%.
- Meta Agressiva: aumento de 18% ou mais.
E para alcançar essas metas de crescimentos, algumas estratégias podem ser adotadas, como as sugeridas a seguir:
- Otimizar custos: negociar com fornecedores, e reduzir desperdícios.
- Aumentar as vendas: investir em lançamento de novos produtos, promoções, marketing digital.
- Melhorar a eficiência: adotar sistemas de gestão para melhorar o gerenciamento do negócio, otimize a produção.
- Expanda: se possível (e com as análises adequadas) investir em novas unidades, aplicar estratégias e ações como o delivery e o e-commerce.
E lembre-se:
- Personalize sua estratégia: sua meta deve considerar o tamanho e a realidade da sua padaria.
- Planeje bem: elabore um plano de ação detalhado.
- Analise o mercado: identifique oportunidades e desafios.
Com organização, planejamento e, claro, dedicação, seu 2025 pode ser bem melhor!
|