O mix de produtos deve ter a atenção contínua de uma empresa de panificação. Afinal de contas, os clientes vão até lá para comprá-los. O empresário e suas lideranças precisam estar atentos ao desempenho dos produtos, sua absorção pelos clientes, as rupturas geradas e o faturamento gerado por cada produto.
Nessa análise, pode-se encontrar itens que mostrem um resultado abaixo do esperado, com causas distintas, desde uma precificação incorreta, margens equivocadas, processos errados. Isso influi na produtividade da equipe, que pode ser melhorada se os procedimentos a seguir forem executados.
Para buscar maximizar o desempenho do mix de produtos, obtendo redução de custos e maior produtividade, destacamos ações que passam pela análise da lista de itens fabricados.
Vale começar pela verificação da curva ABC de vendas, observando os itens com maior e menor margem de contribuição, ordenando-os de acordo com a margem identificada, em ordem decrescente. Essa análise irá trazer à tona os produtos com bom desempenho (aqueles de maior margem e bom resultado de venda) e os que têm baixo rendimento (margem pequena e/ou baixo resultado de vendas).
Verificando detalhadamente o mix, pode-se chegar à conclusão de que há produtos críticos, que devem ter sua precificação revista, melhorando-se a margem de contribuição, ou mesmo ter sua fabricação suspensa, principalmente se forem itens com pouco retorno na área de vendas.
Esses produtos “críticos”, ou com menor volume de vendas, principalmente se forem importantes para a empresa, podem ter seu processo revisto, com ajustes nos lotes de produção, observando-se também a demanda existente no ponto de venda. Não se deve descartar congelá-los.
Um resumo para facilitar o trabalho
Veja a seguir um resumo das ações que podem ser realizadas na empresa para melhorar o desempenho dos produtos do mix fabricado, dividindo a rotina de trabalho em duas fases.
Fase 1
- Identificar os produtos com margem de contribuição acima de 80%, volume de vendas acima de 90 quilos/mês e média abaixo de 3 quilos/dia.
- Identificar os produtos com margem de contribuição abaixo de 70%, volume de vendas abaixo de 90 quilos e média abaixo de 3 quilos/dia.
- Levantar a curva ABC de sobras de produtos fabricados identificando os itens da curva A.
- Identificar e ordenar os produtos mais críticos com baixa margem de contribuição e volume de vendas inferior a 90 quilos mês.
- Utilizar estas análises para redefinir o mix de produtos a serem descontinuados, os campeões e quais teriam sua frequência de fabricação reduzida.
- Identificação das perdas elevadas em forma de curva ABC.
Fase 2
- Dividir a fabricação dos produtos de menor volume de vendas em duas etapas. Primeiro aumentar os lotes de produção dos produtos (massa crua e congelar), depois estocar os produtos para alinhar à demanda.
- Finalizar os produtos de acordo com a demanda do ponto de venda.
- Analisar se não é melhor terceirizar os produtos críticos.
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Seja pela correção dos processos, seja pela diminuição dos itens a serem fabricados, a produtividade da equipe pode ser melhorada. Ajuda nisso também o ajuste do planejamento e produção à demanda, correção dos lotes de produtos e uso do congelamento.
Fica ainda a sinalização de acompanhamento contínuo da rotina (para menores perdas e melhor desempenho) e dos percentuais aplicados a cada produto, para que os preços estejam condizentes e o retorno venha de forma adequada.
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