Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
Série Cases de Sucesso – Panebox: a premiada panificadora gourmet de Fortaleza
NOTÍCIAS VOLTAR
Série Cases de Sucesso – Panebox: a premiada panificadora gourmet de Fortaleza
Contando com uma central de produção e oferecendo diversos serviços, a empresa teve uma de suas receitas eleitas como o “Melhor Pão do Brasil” na 1ª Copa Bunge de Panificação e Confeitaria, onde concorreu com outras 2.000 candidatas
por Elisangela Santos
05/04/2019

    A tradição da panificação na cidade de Fortaleza já é bem conhecida por todo o Brasil. Famosa por investir em conhecimento e inovação, a cidade construiu nas últimas décadas um legado para a economia local e tornou expressiva sua participação no setor. Dentre as principais representantes de sua história na panificação, destaca-se a Panebox, presente no mercado desde 1997 e um expoente do desenvolvimento no setor mediante aos desafios decorrentes ao ofício.

    Desde sua fundação, a marca precisou alicerçar-se em processos sólidos que viabilizassem a produção, padronizando resultados e buscando estratégias de gestão. Criada pelo Sr. Agnelo Nunes de Oliveira, a empresa surgiu do desafio assumido de empreender em uma área totalmente nova para a família até então. “Ao se aposentar, meu pai que antes trabalhava com informática decidiu continuar ativo no mercado, foi então que abriu a padaria e posicionou os filhos em cada setor”, conta Ângelo Nunes, filho do criador e, hoje, gestor da empresa.

    “O que posso dizer é que, desde o início, o que ganhamos foi muito trabalho. Não tínhamos conhecimento do segmento, faltava detalhes do setor, e a verdade é que havia muito para aprender”, revela Ângelo, que conta ainda que o start foi um momento árduo e de muita dedicação.

Metodologia, aplicação e conhecimento: construindo o caminho certo para evoluir no negócio

    Atualmente, além de um mix de produtos bem definido e já com itens assertivos na preferência dos clientes, a Panebox está presente em duas unidades, contando com a fábrica e também sua loja gourmet. Alicerçada em uma administração eficiente, a marca hoje conta com uma estrutura moderna e um design amplo, oferecendo também diversos serviços aos clientes. Além de todo o trabalho aplicado e da entrega para a competitividade no mercado, Ângelo aponta a importância de mergulhar no conhecimento sobre o setor para adquirir a visão correta de controle do negócio.

   “Em 2001, fizemos o primeiro projeto com Márcio Rodrigues, foi quando tivemos um norte de gestão na panificação. Investi em mim e na produção”, conta ele, que participou de um programa em sua região com outras empresas, disposto a aplicar as técnicas aprendidas e a gerar resultados para a empresa familiar.

    Seguindo a dedicação em colocar em prática as novas estratégias, investir e inserir no negócio as novas tendências, superarando as dificuldades da economia, Ângelo fala do crescimento e também da visibilidade obtidos: “Passei a representar a empresa em concursos nacionais. Representei o nosso trabalho aqui em Fortaleza e isso teve impacto em todo o Brasil. Fui o vencedor da 1ª Copa Bunge de Panificação e Confeitaria na categoria “O Melhor Pão do Brasil”, com o nosso requisitado Pão de Milho com Amendoim, uma receita criada por mim e que concorreu com mais 2.000 originadas de todo país. A partir desse momento, o crescimento acelerou”, revela ele.

Crescimento e superação dos obstáculos: construindo sua linha do tempo

    Começando com uma equipe de 13 pessoas e contando hoje com cerca 60 em suas unidades, a Panebox traz em sua linha do tempo marcos que pontuam sua história: “Em 2006, fiz o Curso Completo da Metodologia Propan com o Márcio, em Belo Horizonte, e foi quando o conhecimento se fixou em minha mente, a metodologia aprofundou dentro de mim”, relata.

   Foi nessa época também que a marca expandiu e inaugurou novas unidades. Em 2013, porém, com as oscilações da economia e a crise sentida por todo o setor, Ângelo utilizou sua visão estratégica para optar por um negócio mais enxuto. “Priorizamos a rentabilidade e trabalhamos hoje a otimização em nossa Central de Produção, que abastece a loja e faz o fornecimento de alimentação para empresas, e também em nossa loja gourmet, onde temos coffee breaks, almoços, estação de massas, jantares e demais serviços, frutos de nosso empenho em apresentar algo além de uma panificação básica.

Sucessão familiar: recebendo o legado e perpetuando a marca

    Em mais de duas décadas de presença no mercado de Fortaleza, a Panebox registrou pontos de superação onde o preparo adequado fez toda a diferença: “Algo difícil para nós foi o afastamento repentino do fundador. Em 2012, meu pai precisou se afastar, e a sucessão familiar precisou ser feita de forma rápida e estratégica. Demos continuidade de forma madura e consciente”, relembra Ângelo ao falar sobre uma das fases mais delicadas vividas pelos negócios familiares.

    Dando continuidade ao negócio, Ângelo fala da garra e do diferencial da marca para chegar até aqui sem perder a qualidade nos processos: “Atualmente, temos um mix de cerca de 400 itens para atender a diversos momentos do consumidor, e toda essa variedade contribui muito”, conta. De acordo com ele, desde o início a marca preocupou-se com a qualidade e o desenvolvimento, e a Metodologia Propan possibilitou ferramentas nas áreas de produção e também nas demais.

    “O trabalho do Márcio impactou muito forte nos números, e no CMV (Custo de Mercadoria Vendida) principalmente. Implantamos a pré-pesagem, elaboramos os cardápios, tivemos o planejamento de produção e tudo isso contribuiu muito”, declara. Já consolidada no mercado, a marca planeja agora seguir com o aperfeiçoamento dos processos para a otimização da rentabilidade e da capacidade de produção. Defendendo o bom nome de Fortaleza na Panificação, a Panebox tornou-se um ícone de visão de mercado e, hoje, segue com uma bagagem de experiências, saindo à frente para protagonizar também o futuro do Setor.

 

 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31)2101-9999
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE