Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
Série Cases de Sucesso - Conheça a padaria Vianney: um trabalho em família que produz excelência
NOTÍCIAS VOLTAR
Série Cases de Sucesso - Conheça a padaria Vianney: um trabalho em família que produz excelência
Há mais de duas décadas na panificação mineira, a empresa tornou-se referência em encomendas e lançou recentemente a sua loja virtual, aquecendo a economia do Setor
por Elisangela Santos
08/02/2019

    “Pensou encomendas, pensou Vianney”. A expressão hoje já é familiar para os belo-horizontinos e moradores da região metropolitana da capital de Minas, mas para conquistar a posição de destaque que ocupa hoje, foram necessários anos de trabalho, experiência e mais do que isso: uma boa dose de sensibilidade às tendências do futuro da panificação. Localizada no bairro Funcionários, na rua dos Aimorés, a padaria Vianney é atualmente referência na preparação e entrega de produtos com padrão de qualidade altamente desenvolvidos e comprovou, com sua história, a força de um sólido negócio familiar que soube se aprimorar com o tempo, sem jamais ficar para trás no mercado. “É preciso ver além do presente e preparar a padaria para as novidades do comércio”, declara Isabella Carneiro Santiago, que juntamente com os pais gerencia a empresa que completa neste ano 27 anos de tradição.

    A história da panificação na família começou com o avô, Senhor Francisco Martins Carneiro, que decidiu criar uma padaria e envolver no ofício seus doze filhos. De todos, foi o pai de Isabella, Pedro Santiago de Moraes, juntamente com a esposa, Vanilda Carneiro Santiago, que mais tarde fundariam a Vianney, que é hoje uma das principais empresas do setor na capital mineira. “Meu pai foi o pioneiro no serviço de encomendas, ele trouxe a ideia, e juntos demos continuidade”, conta Isabella, que está na padaria há 12 anos e, hoje, atua na gestão e parte estratégica do empreendimento.

    E é exatamente esse um dos grandes diferenciais do negócio: a estratégia. Após consolidar-se como loja física, a empresa inaugurou no início do último mês de dezembro a sua loja virtual, ampliando suas vendas e aproximando-se ainda mais de seus clientes. “O e-commerce já aumentou 20% de nosso faturamento”, afirma ela, que comemora os resultados de mais este importante passo na trajetória da Vianney. Assim como as grandes conquistas obtidas até aqui, o lançamento da loja disponível na WEB foi construído com as bases sólidas do planejamento e investimento: “Tivemos um longo ano de preparação e, então, foi possível implantar e colher os frutos da primeira fase”, afirma ela, que planeja a execução das demais etapas já nos próximos trimestres de 2019. “Hoje nossos clientes têm a comodidade de escolher se irão apanhar na loja ou receber em casa, e nosso cardápio está disponível também em nosso aplicativo próprio e também temos parcerias com outros aplicativos de alimentação”, declara ela, que destaca a rapidez da entrega e a satisfação dos clientes diante das novas possibilidades. Após conquistar um espaço cada vez maior no mercado, Isabella revela que foram grandes os desafios para chegar à posição atual.

Implantando a informatização, o caminho que apontou o futuro

    Com uma tradição de décadas e tendo em sua trajetória importantes capítulos da modernização tecnológica experimentada pelo mundo desde os anos 2.000, Isabella conta que o começo foi de forma ainda simples, tendo como companheiro de trabalho o famoso caderninho de anotações. Porém, após receber a consultoria com os princípios da Metodologia Propan, novos aprendizados e ferramentas passaram a fazer parte do trabalho da Vianney. “Quando o Márcio chegou, ainda registrávamos tudo à caneta, ele trouxe gestão, processos, analise de números e a informatização, que foi primordial para tudo isso”, relembra ela ao contar sobre a forma inicial dos registros e controles da administração.

    Hoje, em um cenário bem diferente e à frente no mercado, Isabella apresenta a importância do trabalho realizado pela consultoria na Vianney e também em outras empresas do setor: “Se não fosse o trabalho do Márcio, as padarias teriam morrido e hoje não seríamos quem somos”, afirma ela, que contou com os direcionamentos da metodologia criada por ele em diversas áreas do negócio. 

De olho no futuro: a padaria que se preparou para o novo

    Com a confiança em todo o trabalho que tornou a Vianney referência no Estado e com os novos projetos de implantação em 2019, Isabella fala sobre a importância de dar continuidade e ter uma mente aberta e visionária: “Ano passado foi um ano de elaboração de cardápio, em 2019 vamos dar continuidade. Hoje, temos mais 1.500 itens de fabricação própria e também restaurante, sushi, massas e demais opções para nosso cliente. Contamos com 80% de fabricação própria e nosso objetivo hoje é rever todo nosso cardápio, aumentando a produtividade com foco nos produtos de maior margem de vendas”, afirma ela sobre os novos projetos.

    Superando os desafios do setor e uma concorrência cada vez mais acirrada, a Vianney aprendeu a planejar o futuro sem perder o foco no presente. “A cada dia surgem novas tendências, o que está em alta hoje pode não estar amanhã, o mercado é imprevisível”, revela Isabella. Porém, assim como em toda sua história, foi possível contemplar as tendências e identificar a mudança: “Hoje, só irá sobreviver quem puder olhar para o amanhã. O futuro é esse, e eu pretendo estar lá”, finaliza ela, que juntamente com os pais provou a força de uma empresa familiar que cresceu tendo como base o trabalho, a união e um amor incomum pelo ofício.

 

 

 

 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31)2101-9999
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE