Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
Redução de Sódio em Alimentos
NOTÍCIAS VOLTAR
Redução de Sódio em Alimentos
Ministério da Saúde divulga primeiros resultados da nova política
por GloboTv - Bom Dia DF
17/07/2015

15 de agosto de 2014


O Ministério da Saúde divulgou os resultados da política de redução de sódio nos alimentos. Em um ano, a redução foi de quase 1,3 mil toneladas.

 

Os diversos pães e massas instantâneas foram os primeiros produtos a serem monitorados, após o acordo firmado com os fabricantes para a redução de sódio em alimentos industrializados. Das 54 marcas analisadas em laboratório, 40 superaram as metas.

No caso do macarrão instantâneo, o objetivo era diminuir em 30% a quantidade de sódio e para os pães, a redução esperada era de 10%. O resultado é que, em um ano, 1.295 toneladas de sódio foram retiradas da composição desses alimentos.

Essa ação tem como objetivo ajudar os brasileiros a ingerirem menos sal. A Organização Mundial da Saúde recomenda consumir no máximo 5mlg de sódio por dia. No Brasil o consumo chega a 12mlg/dia, mais que o dobro do recomendado. A meta do governo é reduzir o consumo do sódio aos níveis indicados pela OMS até 2022.

O consumo exagerado de sódio pode levar a doenças crônicas como pressão alta, problemas cardíacos e nos rins, que estão entre os responsáveis por 72% das mortes no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, dentre essas mortes, 1/3 atinge pessoas com menos de 60 anos. Menos sal pode significar até 4 anos a mais de vida no caso dos hipertensos, por exemplo.

No fim do ano o governo deve divulgar uma nova pesquisa com os campeões em alimentos com sódio. Salgadinhos de milho, batatas fritas, biscoito recheados e o pão francês estão entre os produtos mais carregados de sódio na alimentação que o brasileiro tem diariamente.

Assista a reportagem na integra aqui.

 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31)2101-9999
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE