Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
Márcio Rodrigues palestra em Convenção no Sul de Minas
NOTÍCIAS VOLTAR
Márcio Rodrigues palestra em Convenção no Sul de Minas
Empresário apresentou palestra sobre o impacto da inovação e tecnologia nas empresas
por Bárbara Santos
17/07/2015

Aconteceu no último final de semana, nos dias 12 de 13 de abril, em Pouso Alegre, a Convenção Prática Klimaquip 2013. O evento teve a participação de cerca de 250 profissionais, dentre eles especialistas do setor de panificação, gastronomia e refrigeração.

A abertura ficou por conta do Presidente e Diretor Comercial da Prática, André Rezende e Milton Machado, que falaram um pouco soabre o evento e agradeceram as parcerias com fornecedores, representantes, distribuidores e parceiros em geral.

Márcio Rodrigues, presidente do Instituto ITPC, junto com outro especialista em panificação, Ângelo Souza Jr., diretor da Technipan, utilizaram o tema central da Convenção para suas palestras, que era Inovação.

O Consultor Márcio Rodrigues enfatizou em sua palestra o impacto da inovação e tecnologia nas empresas. Segundo ele, o primeiro alimento a ser industrializado no mundo é o pão e esse processo envolve um faturamento de US$ 400 bilhões no mundo e nos últimos anos tem crescido bastante. Focando no tema, o empresário afirma que Inovação é um fator determinante neste negócio, dando como exemplo o fato de uma empresa criar algum serviço ou marca que impacta o mercado não é garantia de liderança e de competitividade, por isso a necessidade de inovar sempre.

Segundo ele, com as novas normas que entraram recentemente em vigor sobre certificação em equipamentos, as padarias terão que investir cerca de R$ 6 bilhões nos próximos anos. “As empresas que investem em inovação estarão melhores posicionadas e preparadas para atender esta demanda”, justificou Rodrigues que encerrou dizendo que as empresas devem repensar conceitos para entender a nova geração que busca o primeiro emprego.

Ângelo Souza Jr., falou do consumo do pão no Brasil, que hoje a média é de 33 quilos percapta ano, mas que ainda fica muito abaixo de países como o Chile que está com 100 quilos, o que o motiva a acreditar que existe um mercado muito promissor para crescer nos próximos anos. Ângelo ainda acha que é necessário melhorias das normas e regras, citando as certificações que são concedidas no Brasil pelo INMETRO e ABNT. “Quanto mais normas atualizadas tivermos, mais evolução haverá no setor e estaremos preparados para crescer e atender a demanda do mercado”, justifica citando a NR 12, que foi implementada recentemente.

Além dos dois profissionais de panificação o evento teve a participação do consultor Enzo Dona da ECD – Consultoria especializada em Food Service -, o Consultor Dona da Prática, João Peres, Presidente do SINDAL, Antônio Xavier Siqueira, Presidente da ABRACOHR – Associação Brasileira dos Compradores para Hotéis e Restaurantes, dentre outros.

Os participantes também tiveram a oportunidade de visitarem as instalações industriais da Prática Klimaquip, localizada em Pouso Alegre, e puderam conhecer como são fabricados vários produtos e equipamentos que revolucionam os setores de gastronomia, refrigeração e panificação no Brasil.

 

Fonte: ITPC

 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31)2101-9999
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE