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Cluster e Amipão apresentam a segunda etapa do Projeto Panificação do Futuro em BH
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Cluster e Amipão apresentam a segunda etapa do Projeto Panificação do Futuro em BH
A empresa de consultoria apresentou a nova fase do projeto
por Wilton Martins / edição Renato Alves
17/07/2015

 

A Cluster Consulting, empresa especializada em consultoria no setor de panificação, apresentou na última semana de fevereiro o resultado da segunda etapa do projeto Panificação do Futuro em BH. O Evento aconteceu no auditório da FIEMG, em Belo Horizonte e tem a parceria entre o SEBRAE, FIEMG E AMIPÃO.  

 

O objetivo desta fase é desenvolver uma estratégia e um plano de ação para as padarias da capital, cerca de 1.100 estabelecimentos espalhadas pela cidade.

 

Segundo o consultor da Cluster Carlos Tárrason, as padarias consultadas vivem momentos distintos no mercado. “Umas padarias estão indo bem, outras não, pois existe uma série de desafios como concorrentes, entre elas, supermercados, drogarias, postos de gasolina e feiras para ver as últimas tendências, além das viagens em feiras nos outros países”, explica.   

 

De acordo com Tárrason, foi a partir destes levantamentos sobre as situações das padarias pesquisadas, que foi possível elaborarem um plano de estratégia e ação para aplicar nas padarias que desejam participar do projeto.  

 

O panificador Rodrigo Parreira da Padaria Santa Amélia, não se sentiu seguro até participar e ver de perto como iria funcionar o projeto. “Quando eu estava na primeira apresentação, logo pensei, lá vem esse estrangeiro pedir para trocar o forno outra vez”, lembra. 

 

O projeto terá três fases e que englobará conhecimento da realidade local, entrevistando os empresários de diversas padarias das regiões de BH, fornecedores e feiras do setor. A fase dois, segundo Tárrason aplicará a análise estratégica e entrevistar a empresas e instituições em mercados avançados e na terceira fase ocorrerá à identificação de ações impactantes e inovadoras, além de analisar a realidade atual e as opções estratégicas de futuro.

 

Os panificadores terão ainda Planos de Ação nas áreas de Produção, Vendas, Educação de Mercado e Sistema de gestão.

 

O presidente do ITPC, Márcio Rodrigues, também esteve presente e participou da segunda etapa do programa junto com a equipe do SEBRAE/MG, pontuou sobre a conscientização das panificadoras, sobre as necessidades dos workshops, com o objetivo em apresentar num primeiro momento, quais seriam as inovações importantes para serem trabalhadas no setor de panificação, entendendo de uma forma mais clara o conceito de inovação.

 

A execução do projeto acontecerá em 2013 e 2014 com reuniões mensais de seguimento, reuniões extraordinárias, reunião anual e avaliação resultados com o objetivo em monitora as ações, ações corretivas, realizar consulta e tomar decisões de temas específicos avaliar resultados e priorizar ações.  

 

Início

 

O projeto teve início há quase um ano, com reuniões na Amipão e visitas a diversas padarias em Belo Horizonte e São Paulo e logo após, uma viagem aos Estados Unidos. Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação, José Batista de Oliveira, o projeto visa contribuir mais com as padarias de médio e pequeno porte, já que as empresas maiores se adaptam com mais facilidade ao novo sistema.

 
 
 
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