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Série Cases de Sucesso Metodologia Propan: Maxi Pão, a impressionante rede de Juiz de Fora que não para de crescer
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Série Cases de Sucesso Metodologia Propan: Maxi Pão, a impressionante rede de Juiz de Fora que não para de crescer
Como exemplo de inovação, a marca hoje possui quatro unidades com uma experiência completa para seus clientes
por Elisangela Santos
02/08/2019

    Quem é habitante ou conhece a cidade de Juiz de Fora sabe que é onde há um dos polos mais estruturados de toda a panificação mineira. É o mundo Maxi Pão, uma empresa fundada há mais de três décadas para fazer história, e isso tendo como principal ingrediente a inovação. Fundado por Fausto Zaiden Mota, o empreendimento que começou com apenas uma unidade cresceu, tornou-se rede e experimentou nos últimos anos importantes momentos de desenvolvimento, o que resultou em um impressionante processo de expansão.

    “Comecei sozinho e arrisquei fazer algo totalmente novo para mim, que até então estava com meus 22 anos. Nessa idade, tudo é possível, e como curiosidade é algo que não me falta, fui aprendendo”, revela Fausto. De acordo com ele, crescer foi sempre um desejo, e somente durante a trajetória foi possível adquirir know-hall e expertise para aproveitar as oportunidades. De uma unidade, a Maxi Pão tornou-se rede e hoje conta com quatro lojas em pontos estratégicos. A equipe de apenas oito funcionários no início cresceu, e hoje está com 180 colaboradores no total. Em um lugar onde as padarias seguiam todas uma mesma linha, foi criado um novo conceito com inovação, incluindo o autosserviço, algo considerado pioneiro na década de 1990.

    Explosão de crescimento: abertura de novas unidades, central de produção e expansão da marca

    Colhendo os frutos do trabalho realizado desde 1987, ano de criação, os últimos anos foram marcados pelo forte crescimento da empresa. Em 2004, a Maxi Pão passou por uma reformulação estrutural criando um novo conceito de negócio. No ano de 2010 houve a abertura da primeira filial. Em 2017 e 2018 teve início o processo de expansão de fato, e novas unidades foram abertas. Neste ano já são quatro no total.

   “E é aí, nessa história, que o Márcio entra nesse processo, crescemos muito, e ele foi e está sendo muito importante nesse momento, que é aprender a lidar com o funcionamento de uma rede. E para isso, contamos sempre com o apoio dele”, afirma Fausto, que fala também sobre a longa parceria de trabalhos. “Acompanho o Márcio desde o início, fiz o Programa do Propan há 20 anos atrás e o implantamos também.

    Para abrir as novas unidades, ele conta que foram necessários dois fatores principais: a oportunidade, uma vez que a marca recebeu o convite para estar nesses lugares, e também a possibilidade de dar sempre um novo passo. “Estamos em quatro pontos distintos. Os próximos avanços também irão requerer muito empenho. Sempre analisamos o conceito de cada lugar, porque cada área exige um modelo diferente de serviço. Há aqueles onde o interessante é uma padaria mais forte, há outros onde é o serviço que fará a diferença e assim por diante, estamos sempre atentos”.

   Quando uma padaria se torna sinônimo de inovação

    Em seus mais de 30 anos de mercado na panificação, para ele no começo não havia tantas possibilidades como há hoje no mercado, mas isso não significa falta de dificuldades, é preciso estar pronto para as exigências do setor. “Tem sempre um desafio novo que vamos encontrando no caminho, e vamos superando a cada etapa. Hoje com as tecnologias disponíveis no mercado esses desafios se tornaram mais possíveis. Contamos também com a tecnologia do frio que nos ajuda muito”.

    Para o fundador, uma das características mais fortes da Maxi Pão é a inovação. “Estamos sempre oferecendo algo novo, e isso envolve produtos, serviços e uma localização diferenciada”, declara. Mais uma vez, ele destaca a importância da Metodologia Propan para a construção destes resultados. “O trabalho do Márcio foi e está sendo fundamental para essa nova etapa. Uma vez por mês ele vem aqui e fica conosco. Ele traz muita informação e isso nos faz ter segurança.  

    Segundo Fausto, para crescer no mercado é importante saber administrar de fora para dentro e com assertividade até mesmo nos produtos. Com um mix de 300 itens, hoje a empresa centralizou variedade, qualidade e controle. “Antes ter um número elevado no mix era visto como algo positivo, mas Márcio nos ensinou que o que importa é ter um foco e trabalhar com os produtos certos”.

    Hoje, para ele, a maior gratificação do setor é a oportunidade de criar, experimentar o novo e encontrar outras soluções. “O mercado está muito dinâmico, e o mais importante é gostar do que faz, a panificação me proporciona essa realização, e eu não saberia trabalhar em uma atividade que não me permitisse isso. Nosso segmento são vários negócios em um só, temos serviços, somos indústria, restaurante, cafeteria e seremos sempre mais. É muito motivador nesse sentido, principalmente para quem gosta de empreender”, afirma.

    Ainda para 2019, há metas traçadas e sendo realizadas assertivamente: “Vamos seguir nosso processo de expansão com novas unidades e estamos nos reestruturando em todos os processos com a ajuda do Márcio, que nos dá suporte para continuar. Com a experiência de quem colocou sua marca entre as maiores do mercado da panificação, ele já sabe bem para onde aponta o futuro, e nele a rede Maxi Pão será sempre um mundo de possibilidades dentro de uma padaria.

 
 
 
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