Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
Fábrica de Sabores Madrigal – o centro gastronômico com estrutura impressionante do Sul Fluminense
NOTÍCIAS VOLTAR
Fábrica de Sabores Madrigal – o centro gastronômico com estrutura impressionante do Sul Fluminense
Fundada por Abílio Ferreira Marques, um refugiado da Guerra Fria na década de 1950, a marca é um dos frutos da imigração portuguesa para o Brasil
por Elisangela Santos
18/04/2019

       Nessa semana a Série Cases de Sucesso traz mais uma reportagem contendo o relato de uma empresa que fez história na panificação brasileira. Como parte das comemorações dos 25 Anos da Metodologia Propan, a Série tem narrado trajetórias e revelado os pilares da construção do ofício no país. Desta vez, porém, o Case é marcado acima de tudo pela história da imigração no Brasil, a pátria acolhedora de milhares de refugiados ao redor do mundo.

     Portugal, ano de 1.952, deixando para trás um país assolado pela Guerra Fria, aos 15 anos um garoto é enviado pelos pais ao Brasil, onde deveria encontrar o tio Antônio Madeira, até então um desconhecido que ele nunca havia visto. Atravessando o oceano e deixando para trás a grave crise enfrentada pela terra natal, que sofria até mesmo com a falta de alimentos, Abílio Ferreira Marques chegava ao Brasil para viver, crescer e trabalhar. Foi taxista, garçom e outros mais ainda. Mas foi na produção da padaria que ele se encontrou. Aprendeu todo o ofício e, com esforço, conseguiu adquirir um prédio com quatro lojas: um espaço amplo, que foi unificado e reformado, e onde foi fundada a Fábrica de Sabores Madrigal, um dos mais completos centros gastronômicos do Sul Fluminense.

    Fábrica de Sabores Madrigal: a gigante construída por quem tem uma força do tamanho do oceano que atravessou

    Inaugurada em 1973 em Volta Redonda/RJ e começando de um pequeno empreendimento com 30 funcionários, a empresa chegou a ter até mesmo uma equipe de 127 pessoas em sua equipe e conta atualmente com 78. Ao longo dos anos e depois de muitas reformas, a Padaria Madrigal hoje impressiona pela estrutura: a loja conta com 1.500 m² de área e é dividida em três pavimentos, sendo eles loja e depósitos (térreo e segundo piso) e ainda a produção (no terceiro piso). E quem narra esse crescimento é Paulo Roberto Diniz Marques, filho do Sr. Abílio e também responsável pela administração, setor financeiro, RH e parte estratégica do negócio:

    “Foi uma evolução natural, fomos pioneiros na cidade e na região na maioria das mudanças, como colocar saquinhos de papel, mudar para a versão de auto-serviço, fila única, colocar 5 check-outs, implantar café e também chá colonial, restaurante self-service (e isso em um salão com capacidade para 160 pessoas), estacionamento para 30 veículos, serviço de entregas, gerência de produção e a pré-pesagem”, revela. E é exatamente este último ponto, a técnica da pré-pesagem, que para Paulo foi uma das contribuições mais importantes da Metodologia Propan na Fábrica de Sabores Madrigal: “Duas coisas elucido como o ponto crucial para nós, e uma delas é esse controle dos ingredientes, que foi determinante para a regularidade das receitas”, afirma ele, que conta também que ao longo de anos de parceria foram ao todo cerca de quatro projetos e três consultorias pessoais.  “Vamos seguir assim, e mais uma vez contando com a contribuição do Márcio para que possamos cada vez mais crescer no nosso ramo”, revela Paulo.

    Fábrica de Sabores Madrigal e Metodologia Propan: uma parceria que se concretizou na panificação do Brasil

    Para Paulo, o primeiro fruto mais importante da parceria com a Metodologia foi a gestão operacional, que ele define como sendo fundamental para a avaliação dos resultados. “Meu primeiro contato com o Márcio foi quando ele estava começando com o Curso do Propan. Na época, o conhecei numa palestra aqui mesmo no Rio. Compramos um projeto, em uma parceria via Sebrae, e saímos na frente, isso porque fizemos no interior antes mesmo da capital”, destaca Paulo, que juntamente com o Pai administra a marca ao lado da mãe, que cuida das compras e da reposição, e também da irmã, responsável pela parte diária de vendas e pelo marketing empresarial.

     Vencendo os desafios com gestão, equilíbrio e otimismo na panificação do Brasil

    Aberta desde 1973, somando hoje 46 anos no mercado fluminense, muitos foram os desafios administrados: “Passamos por diversos governos, planos como congelamentos de preços, tabelamentos e etc. Houve a chegada dos supermercados, lojas de conveniência de postos de gasolina, farmácias e tantos outros que nos impulsionaram a fazer a diferença e buscar novas formas de trabalhar com novos serviços e produtos” afirma Paulo.

    “Aplicamos o trabalho desenvolvido pelo Márcio em todas as áreas, a execução das Fichas Técnicas também foi importante. Passamos a praticar o controle de gestão, o controle financeiro, aprendemos a avaliar o resultado operacional (DRE), e isso foi importantíssimo para a empresa. As consultorias pessoais, devido a sua vivência e sua experiência, sempre contribuíram para que as soluções e a busca de lucratividade viessem mais rápido para a Madrigal. Atualmente, fazemos reuniões de Mentoria com o Márcio, e esse suporte nos traz orientações em tempo real”, declara.

    Com uma história forte e marcada pela força de trabalho de quem desde o início olhou para a panificação com otimismo, a Fábrica de Sabores Madrigal se consolidou no mercado identificando as adversidades como sinônimo de mudança. Hoje, aos 82 anos, o Sr. Abílio segue atuante na Fábrica de Sabores Madrigal, e é exatamente a produção o seu lugar preferido na empresa. Após chegar ao Brasil, somente com 16 anos de economia foi possível juntar o dinheiro suficiente para viajar à terra natal. Três dias antes da viagem, porém, um telegrama informando a morte repentina do pai do Sr. Abílio em Portugal abala a estrutura de toda família. Mesmo assim, ele viajou e trouxe de lá uma última herança deixada pelo pai: uma carteira contendo as fotos de ambos, onde ele aparecia ainda menino em Portugal.

    Já para o Brasil, os feitos positivos da imigração na Economia seguem produzindo muitos outros resultados. Hoje, a Fábrica de Sabores Madrigal conta com um mix de produtos com aproximadamente 300 itens, e as receitas seguem tendências nacionais e também europeias, mantendo as raízes de quem aprendeu a ser padeiro e se acostumou a ser brasileiro construindo a vida e um patrimônio aqui.


 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31)2101-9999
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE