Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
Série Cases de Sucesso: o empreendedor mineiro que valorizou a tradição de família e apostou na inovação para escrever sua história no Estado
NOTÍCIAS VOLTAR
Série Cases de Sucesso: o empreendedor mineiro que valorizou a tradição de família e apostou na inovação para escrever sua história no Estado
Conheça a trajetória de Emílio Parolini, proprietário da padaria Pão Nosso de Araxá e presidente da Federaminas, a maior entidade representativa das Associações de Minas Gerais
por Elisangela Santos
28/01/2019

    Uma tradição de família com 108 anos de história, marcada por uma imigração da Itália para o Brasil e pelo sonho de recomeçar a vida em outro país. Assim começa a biografia de Emílio César Ribeiro Parolini, que representa hoje a terceira geração de sua família. Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas) e proprietário da histórica Padaria Pão Nosso, localizada na cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, Parolini é hoje referência no setor e um dos maiores expoentes da inovação no Estado.

    Em 1910, seu avô chegava ao Brasil trazendo no sangue a coragem e a arte italiana de fazer pão.  Naquela época, de todos os filhos, apenas o pai de Emílio se dedicaria ao ofício, montando juntamente com a esposa, tempos depois, um depósito de pães que, mais tarde, se tornaria a padaria. “Cresci dentro dos sacos de farinha”, relembra Emílio, que começou a trabalhar ainda menino, aos 6 anos de idade, quando já tinha ao alcance das mãos ingredientes com os quais escreveria grande parte de sua história.

Sr. José Parolini - Pai de Emílio

Sr. José Parolini, pai de Emílio Parolini

    Mais tarde, porém, aos 17 anos, ele deixaria a terra natal para estudar na capital mineira, onde viu abrir diante de si um mundo de novidades que o inspirariam a voltar ao Alto Paranaíba levando na bagagem aquela que seria sua marca registrada: a inovação. Com seus novos conhecimentos e experiências, ele foi responsável por implantar um novo conceito em serviços e revitalizou o negócio da família, que hoje celebra 78 anos de tradição no mesmo ponto.

    Em um total de 9 irmãos, foram ele e mais três (Tadeu, Fernando e Ana Raquel) que deram continuidade ao negócio do pai. De lá para cá, a empresa firmou parcerias, passando a fornecer seus produtos para os chamados “pontos quentes” da cidade, para a Santa Casa e também para os empreendimentos de Romeu Zema, amigo conterrâneo que conheceu desde criança, nos tempos de escola, e que foi eleito em 2018 como governador do Estado.

   Na foto, o Governador do Estado, Romeu Zema, ao lado do casal Mariela Parolini e Emílio Parolini

    Com o passar do tempo, Emílio tornou-se o gestor da padaria, assumindo-a por completo. E foi nesse momento, durante um projeto implantado pelo Sebrae no município, que a cidade recebeu a consultoria da Metodologia Propan com seu idealizador, Márcio Rodrigues. Durante o programa, as empresas que executavam os princípios da Metodologia Propan nas áreas do negócio e se destacavam na geração de resultados recebiam o Selo Ouro. O “Empreender” foi implantado através da Associação Comercial de Araxá, levando capacitação e desenvolvimento para o município. “Eram aproximadamente 20 padarias no total, e trabalhamos a estruturação do negócio em todas as áreas”, relembra Emílio, que era coordenador do projeto.

    Além de transformar o próprio negócio trazendo novas soluções em produtos e serviços, Emílio difundiu o trabalho de Márcio Rodrigues pela região e ainda inspirou outros empresários a incorporarem suas ações de sucesso. “Meu maior concorrente na cidade hoje foi eu quem treinei”, conta ele, que com a personalidade forte de um visionário estimulou a concorrência saudável através do crescimento que as empresas buscavam para alcançar o mesmo nível comercial.

    Com passos decididos em direção a melhores condições comerciais para o município e seus habitantes, Emílio seguiu com novas iniciativas que, por vezes, foram fontes de aprendizado: “Cheguei a perder todo o valor de um investimento. É preciso ter força para não desistir e seguir em frente”, revelou ele, ressaltando a importância da superação no meio empresarial.

   Emílio Parolini e esposa Mariela Parolini

    Foi então que novos momentos aconteceram em sua trajetória.  Administrador de Empresas formado pela Universidade Fumec/BH e com pós-graduação como Agente de Desenvolvimento Cooperativista pelo Sebrae-MG, Emílio ingressou no associativismo empresarial na Associação Comercial de Araxá (Acia), através do seu Conselho de Jovens Lideranças Empresariais, que presidiu.

    Atualmente, preside a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas) desde 2014, tendo exercido o seu primeiro mandato até 2016. Reeleito em dezembro desse ano, realiza a segunda gestão, que se estenderá até final de 2019. No período de 2008 a 2013, ocupou uma das vice-presidências da entidade, sendo responsável pelo setor financeiro.

    Além disso, coordenou o Projeto Empreender nessa entidade da região do Alto Paranaíba. Mais tarde, presidiu a Acia, sendo um dos destaques de seu mandato a criação da Fundação Cultural Acia. Dirigiu ainda o Banco do Povo e, atualmente, integra as diretorias da Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão) e da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (ABIP).

Inovando no associativismo hoje para resultados ainda maiores amanhã

    Tendo como uma de suas maiores marcas a inovação, Emílio Parolini anuncia o lançamento do “Associativismo 4.0”, um projeto que irá redesenhar o atual modelo de trabalho, evoluindo a Federação com foco na sustentabilidade das ACEs. “Vamos reinventar no mercado para atender as empresas com os benefícios de novas tecnologias”, declara.

    “A Federaminas é a entidade mãe de todas as associações e também a maior em termos de representatividade”, declara ele, que pontua também que a entidade participa de 12 Conselhos nos quais representa suas mais de 300 federadas e os seus milhares de associados. “Acolhemos associações de todas as idades, desde aquelas com 125, 100 e 90 anos de história até aquelas mais recentes”, explica.

Inovando na panificação para levar ao consumidor o melhor de uma tradição centenária

    Se nos tempos do pai, Senhor José Parolini, havia na cidade 40 padarias, hoje Araxá conta com 12 no total. “No interior é mais complicado, a chegada dos supermercados acirrou a concorrência de mercado, e nem todas sobreviveram”, conta ele, que revela também princípios que aplicou em sua trajetória para colocar a Pão Nosso em alto patamar de qualidade em todas as áreas do negócio.

     “É gostoso ver o milagre do pão, que se forma a partir dos ingredientes da massa levada ao forno”, declara ele, que preserva a tradição das receitas e fabricação própria. Afirmando que há mercado para todos, Emílio revela novos projetos também para a padaria, que seguirá defendendo aquela que é sua marca registrada já ao longo de três gerações: “Padaria Pão Nosso – Original no Sabor”.

Inovando no Estado das Minas Gerais para a construção de um novo tempo para todos

    Encerrando neste ano o seu segundo mandato na Federaminas, Emílio Parolini pretende agora alçar voos ainda maiores para fortalecer o associativismo federal, estimular a panificação e contribuir de forma significativa no novo governo. Isto porque há a possibilidade que ele faça parte de umas das secretarias do Estado.

    “Em 2019, a chama da esperança foi acesa, e ocorreu uma mudança no cenário estadual e também federal”, declara ele, que comemora os novos tempos que chegaram em Minas. “Creio que é o início da prosperidade e que a política estimula a mudança”, afirma ele.

    Hoje, aos 51 anos de idade e com uma trajetória que marcou importantes capítulos da história das Minas Gerais, Emílio Parolini valoriza a família, formada pela esposa Mariela e os filhos Bernardo e Anabele, e segue cumprindo sua missão: “Deus me colocou aqui, e algo que aprendi com meu pai foi que honestidade e transparência são o nome que eu devo ter, e é este o legado que quero deixar para minha família”, revela ele, que acreditou nas raízes, investiu no novo e construiu uma vida sem jamais perder os pilares da tradição.


 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31)2101-9999
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE