Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
Lojas 24 horas voltam a ganhar força
NOTÍCIAS VOLTAR
Lojas 24 horas voltam a ganhar força
Carrefour inaugurou sua primeira na Avenida Paulista, no formato de proximidade com a bandeira Carrefour Express
por Estado de São Paulo
25/11/2016

Na contramão da concorrência, o Carrefour voltou a investir em lojas 24 horas. Aa rede varejista inaugurou a primeira na Avenida Paulista, no formato de proximidade com a bandeira Carrefour Express. Segundo a rede, a intenção do projeto é levar os produtos onde o consumidor está - só na quadra onde fica a loja circulam 20 mil pessoas diariamente.

"Na Avenida Paulista há grande concentração de residências, trabalhadores e público de passagem", diz o diretor do Carrefour Express, Luis Curti. Ele diz que, com o estilo de vida moderno, apostar em lojas 24 horas faz sentido em algumas regiões, mas não na rede toda.

O Grupo Pão de Açúcar (GPA), principal rival do Carrefour, encerrou as atividades das lojas 24 horas do Pão de Açúcar e Extra em 2014. No ano seguinte, a empresa voltou a abrir ininterruptamente dez lojas de hipermercados na Grande São Paulo por causa de reivindicações dos clientes, informa o GPA.

"Existe um movimento para a volta das lojas 24 horas, mas num formato diferente", observa o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra. O formato é o de proximidade, que supre as necessidades do dia a dia, ao contrário do passado, quando as lojas 24 horas envolveram os hipermercados.

Ele destaca que a tendência é ter lojas de funcionamento ininterrupto em regiões de grande adensamento, onde as despesas com segurança e estacionamento são reduzidos. Dentro deste raciocínio, a Paulista é o endereço certo. Curti diz que demorou cerca de dois anos para encontrar um ponto com aluguel aceitável. "Apesar da crise a Paulista é uma vitrine, quem entra não quer sair."

Terra, no entanto, acredita que a crise tenha favorecido a concretização do negócio. Além do recuo no valor da locação, ele diz que o formato de loja de proximidade ganha força com as pessoas trabalhando mais e tendo pouco tempo para ir às compras.

Curti não revela os planos para 2017, mas diz que, dependendo da localização, poderá ter mais lojas 24 horas. A loja da Paulista ocupa uma área de 220 metros quadrados e tem 40% a mais de itens do que as primeiras lojas abertas nesse formato, como cervejas especiais e também itens básicos, como arroz, mas em embalagens menores. É a terceira loja da bandeira que tem uma espécie de cafeteria, servindo sanduíches e café.

Investimento

O Carrefour não revela o investimento na loja, mas, nas contas de Terra, o desembolso deve ter girado em torno de R$ 1 milhão. Com a loja da Paulista, o Carrefour tem agora 54 unidades com a bandeira Express e deve fechar este ano com 70 lojas, sendo 49 abertas ao longo de 2016, com investimento estimado pelo consultor da ordem de R$ 50 milhões.

Se o ritmo acelerado de abertura de lojas deste ano for mantido, o número de lojas de proximidade deve ultrapassar o total de hipermercado do grupo em meados do ano que vem. Hoje, a empresa tem 103 hipermercados.

 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31) 9 9269-0370
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE